Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
PMS: Setor de serviços cai 0,2% em janeiro, aponta IBGE

PMS: Setor de serviços cai 0,2% em janeiro, aponta IBGE

O volume de serviços no Brasil apresentou uma leve queda de 0,2% em janeiro de 2025 na comparação com o mês anterior, quando havia registrado estabilidade (0,0%). Na base anual, no entanto, houve um crescimento de 1,6%, marcando a décima taxa positiva consecutiva. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta quinta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O principal responsável pela retração no primeiro mês do ano foi o setor de transportes, que caiu 1,8%. A redução se deu em segmentos como transporte dutoviário, aéreo, rodoviário coletivo de passageiros, ferroviário de cargas e correios. O acumulado de 12 meses registrou alta de 2,9%, desacelerando em relação a dezembro de 2024, quando a variação foi de 3,2%.

PMS e serviços
Divulgação IBGE

Queda no setor de transportes impacta resultado geral

O setor de transportes teve a maior influência negativa no resultado de janeiro. “Houve quedas importantes no transporte dutoviário, com perda de receita de empresas relevantes que atuam nesse segmento, no transporte aéreo, no transporte rodoviário coletivo de passageiros, no transporte ferroviário de cargas e na atividade de correio”, explica Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa.

Publicidade
Publicidade

Por outro lado, os segmentos de informação e comunicação (2,3%) e outros serviços (2,3%) foram os únicos a apresentar crescimento no período. “Os serviços de tecnologia da informação (7,8%) têm crescido de forma bastante expressiva, ditando o ritmo do setor de serviços como um todo. Em janeiro, esse segmento renovou seu recorde na série histórica da pesquisa, iniciada em janeiro de 2011”, ressalta Lobo.

Transportes de passageiros e cargas registram retração

O volume de transporte de passageiros caiu 7,6% em janeiro, após crescimento de 0,8% em dezembro de 2024. O segmento permanece 3,4% abaixo do nível pré-pandemia (fevereiro de 2020) e 25,1% aquém do pico registrado em fevereiro de 2014.

O transporte de cargas também apresentou queda, recuando 0,7% no mês, acumulando uma perda de 3,3% nos últimos três meses. Atualmente, o segmento opera 8,9% abaixo de seu ponto mais alto, registrado em julho de 2023.

PMS: Serviços cai em 17 das 27 unidades da federação

A retração no setor de serviços foi observada em 17 das 27 unidades da federação. O Distrito Federal (-8,7%) teve a maior queda, seguido por Minas Gerais (-1,7%), Pernambuco (-4,5%), Amazonas (-7,0%) e Espírito Santo (-5,2%). Por outro lado, São Paulo (0,9%), Rio de Janeiro (1,0%) e Santa Catarina (3,4%) apresentaram crescimento no período.

Na comparação anual, 13 estados registraram alta, com destaque para São Paulo (4,3%), Rio de Janeiro (3,8%) e Santa Catarina (3,2%). Mato Grosso (-25,8%), Rio Grande do Sul (-8,2%) e Paraná (-1,9%) foram os destaques negativos.

Atividades turísticas recuam 6,4%

O índice de atividades turísticas caiu 6,4% em janeiro, após crescimento de 3,1% em dezembro de 2024. O setor agora se encontra 6,4% abaixo de seu recorde histórico, registrado no último mês do ano passado. Restaurantes, transporte aéreo de passageiros e serviços de buffet foram os segmentos mais afetados.

Regionalmente, São Paulo (-8,3%) teve a maior retração, seguido por Rio de Janeiro (-5,4%), Minas Gerais (-4,2%) e Paraná (-5,5%). Em contrapartida, Bahia (1,5%), Santa Catarina (1,7%) e Ceará (1,4%) apresentaram desempenho positivo.

Na comparação anual, o índice de atividades turísticas cresceu 3,5%, registrando sua oitava taxa positiva consecutiva. O principal fator foi o aumento na receita de empresas de transporte aéreo de passageiros, restaurantes e serviços de reservas de hospedagem.

Você leu sobre PMS e Serviços. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!