Foram divulgados nesta quinta-feira (23), os Índices dos Gerentes de Compras (PMI) da S&P Global para Estados Unidos e zona do euro.
Nos Estados Unidos, é forte o impacto da inflação na atividade. O Índice dos Gerentes de Compras (PMI) composto ficou em 51,2, de 53,6 da leitura anterior.
O PMI industrial teve forte retração, indo de 57 para 52,4 pontos, quando a projeção de 56. E o PMI de serviços foi de 53,4 para 51,6 pontos, tendo projeção de 53,5. Vale dizer que pontuações acima de 50 indicam crescimento da atividade e, pontuações abaixo, retração.
A pesquisa mostra que houve desaceleração na atividade em decorrência da ômicron em junho, e o aumento da atividade foi o segundo mais suave desde julho de 2020, com crescimento da produção do setor de serviços acompanhado pela primeira contração da produção manufatureira em dois anos.
Chris Williamson, economista-chefe de Negócios na S&P Global, afirmou que o ritmo de crescimento econômico dos EUA desacelerou acentuadamente em junho, com deterioração dos indicadores indicando uma contração da economia no terceiro trimestre.
“Tendo desfrutado de um pequeno boom de consumidores retornando após o relaxamento das restrições da pandemia, muitas empresas de serviços agora estão vendo as famílias cada vez mais lutando contra o aumento do custo de vida, com produtores de bens não essenciais tendo uma queda semelhante nas encomendas. Consequentemente, houve uma queda notável na demanda por bens e serviços em junho em comparação com meses anteriores”, ele aponta.
“A confiança empresarial está agora a um nível que normalmente anuncia uma desaceleração econômica, aumentando o risco de recessão”, enfatiza.
- Tenha acesso ao e-book melhores investimentos 2022

- Conheça o Simulador Renda Fixa
Zona do Euro
Na zona do euro, também houve recuo da atividade.
O PMI industrial ficou em 52 pontos, ante leitura prévia de 54,6 e projeção de 53,9. O PMI de serviços ficou em 52,8 pontos, também com redução ante a prévia (56,1) e abaixo da expectativa (55,5). O PMI composto (que une indústria e serviços), ficou em 51,9, ante 54,8 prévios e 54 de projeção.
PMI Composto na Europa (S&P Global)
- Alemanha: PMI composto cai a 51,3 pontos em junho, menor nível em seis meses; PMI industrial recua para 52 pontos e de serviços cai para 52,4
- Zona do Euro: PMI composto cai a 51,9 pontos em junho, menor nível em 16 meses; PMI industrial recua para 52 pontos no mesmo período e o de Serviços para 52,8
- Reino Unido: PMI composto fica em 53,1 em junho, valor inalterado em relação ao mês anterior; PMI industrial cai para 53,4, menor nível em 23 meses e o de Serviços permaneceu estável