Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
PMI composto dos EUA cai a 46,3 pontos; zona do euro tem leve alta

PMI composto dos EUA cai a 46,3 pontos; zona do euro tem leve alta

O PMI composto dos EUA caiu a 46,3 pontos em pesquisa realizada em novembro e divulgada nesta quarta-feira (23) pela S&P Global. Em outubro, o índice, sigla para a expressão Índice dos Gerentes de Compras, havia ficado em 48,2 pontos.

PMI Composto dos EUA - gráfico de linhas mostra índice
  • Você já tem sua conta de investimentos da EQI? Clique aqui e abra agora mesmo!

O que é o PMI composto dos EUA

Medido a partir de pesquisa com empresas de todo o país, o PMI mede a sensação atual dos gestores diante do cenário econômico e a expectativa para os próximos meses.

No caso do PMI composto, trata-se da junção de todos os setores econômicos. Quando o índice fica abaixo de 50 pontos, é considerado um pessimismo por parte dos empresários e gestores. Quando sobe acima de 50 pontos, a avaliação é vista como otimista.

Esse pessimismo ilustrado pela pesquisa reflete a visão dos gestores diante de um cenário de juros em alta – hoje no intervalo entre 3,75% e 4% ao ano – em busca do controle da inflação, que tem caído em velocidade menor do que o esperado: o acumulado dos últimos 12 meses ficou em 7,7% em outubro.

Na pesquisa desmembrada por setores, o PMI do setor industrial dos Estados Uniodos caiu a 47,6 pontos, ante 50,4 pontos em outubro. No caso do setor de serviços, o índice desceu a 46,1 pontos, contra 47,8 em outubro.

Publicidade
Publicidade

Entre os fatores que impulsionaram a percepção negativa dos gestores estão a queda na atividade industrial, a redução dos pedidos de exportações e o baixo índice de novos pedidos, que, excetuando-se o período da pandemia de covid-19, estão no patamar mais baixo desde 2009, na sequência da mais grave crise econômica deste século.

PMI da zona do euro sobe, mas ainda com pessimismo

Na pesquisa feita pela S&P Global na zona do euro, os empresários e gestores também mostram pessimismo, com PMI em 47,8 pontos, ainda que o índice tenha apresentado leve alta em relação aos 47,3 pontos em outubro,

PMI Composto da zona do euro - gráfico de linhas mostra índice

O índice foi puxado especialmente pelo setor industrial, que teve PMI de 47,3 pontos, ante 46,4 erm outubro. Entre os serviços, o índice permaneceu estável, em 48,6 pontos.

No Reino Unido, o PMI composto também ficou praticamente estável, com 48,3 pontos, ante 48,2 em outubro. O país enfrenta tempos de turbulência, com mudança de governo, e tenta evitar o impacto dos preços de energia na inflação, com a aproximação do inverno.  O próprio ministro das Finanças, admite que o país deve entrar em recessão em 2023.

Quer investir com inteligência e compreender o impacto de índices como o PMI composto dos EUA? Preencha este formulário para conversar com um assessor da EQI. Aproveite e abra agora mesmo sua conta de investimentos!