Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Pix vai receber novas regras do BC para evitar golpes e conta laranja

Pix vai receber novas regras do BC para evitar golpes e conta laranja

O Pix vai receber novas regras do Banco Central (BC) que pretende, com isso, evitar golpes e também a chamada conta laranja. Acontece que a autoridade monetária visa endurecer as regras de rastreio para coibir utilizadas por criminosos para pulverizar o dinheiro das vítimas. A instituição já mantém um grupo trabalhando nessas atualizações formado por […]

O Pix vai receber novas regras do Banco Central (BC) que pretende, com isso, evitar golpes e também a chamada conta laranja.

Acontece que a autoridade monetária visa endurecer as regras de rastreio para coibir utilizadas por criminosos para pulverizar o dinheiro das vítimas.

A instituição já mantém um grupo trabalhando nessas atualizações formado por participantes do mercado e secretariado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Os integrantes fazem sugestões de aprimoramento de sistemas e regras do Pix e uma das mudanças é a implementação da notificação automática da ramificação desses valores – quando o criminoso transfere imediatamente o valor enviado pela vítima para várias outras contas, dificultando o rastreio. O item foi incorporado à agenda prioritária do regulador.

Outra medida prevê ainda que seja bloqueada até a quinta camada de ramificação e que haja registro de todas as operações realizadas em até 30 minutos após o recebimento do dinheiro, por exemplo.

Publicidade
Publicidade

O Pix também terá um questionário de autoavaliação de aderência ao manual de segurança do Pix ao processo de adesão da instituição financeira ao sistema de pagamentos instantâneos. O próximo fórum será realizado em dezembro deste ano.

O que é o Pix

De acordo com o BC, o Pix é um meio eletrônico e instantâneo de pagamentos e transferências bancárias criado pela autoridade monetária. As operações podem ser feitas pelo celular a qualquer hora e dia, a partir de conta corrente, poupança ou de pagamento.

O sistema foi lançado em 5 de outubro de 2020 e está em funcionamento desde o dia 16 de novembro do mesmo ano, possibilitando transferências gratuitas e instantâneas de uma conta para outra, diferentemente do TED e DOC, que contam com restrições de horário e podem demorar mais de um dia para que o dinheiro chegue à pessoa que irá receber.

Quer saber mais sobre o pix e como investir melhor? Então preencha este cadastro que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato