O Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro ficou estável no quarto trimestre de 2023 (4TRI23) ante os três meses anteriores, segundo dados preliminares divulgados nesta terça-feira (30) pelo Eurostat, escritório oficial de estatística da região.
No comparativo anual, o PIB do bloco registrou uma leve expansão de 0,1% durante o período de outubro a dezembro e 0,2% na UE no quarto trimestre de 2023, após +0,1% em ambas as zonas no trimestre anterior. Os resultados validaram as estimativas anteriores e estiveram em linha com as previsões dos analistas consultados pelo consenso LSEG.

Zona do euro: maiores crescimentos do PIB
Durante todo o ano de 2023, o PIB aumentou 0,4% tanto na área do euro como na UE, após +3,4% em ambas as zonas em 2022, conforme divulgado pela Eurostat, a agência de estatísticas da União Europeia (UE).
Em termos de variação trimestral, a Dinamarca (+2,0%) registou o maior aumento do PIB, seguida pela Croácia (+1,3%) e pela Eslovénia (+1,1%). As maiores diminuições foram observadas na Irlanda (-3,4%), seguida pela Estónia e pela Finlândia (ambas -0,7%).
Em Portugal, no quarto trimestre de 2023, o PIB cresceu 2,2% em comparação com o mesmo período do ano anterior e 0,8% em relação ao trimestre anterior.
Você leu sobre PIB da zona do euro. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: re