O PIB do Japão – o Produto Interno Bruto – cresceu 1,2% no segundo trimestre deste ano (2TRI23), na comparação trimestral. O resultado ficou pouco abaixo do esperado pelo mercado, que projetava um crescimento de 1,3%.
Enquanto isso, na comparação anualizada, o PIB japonês registrou crescimento de 4,8%, também menos do que o mercado esperava – que era um aumento de 6% da economia japonesa. Em paralelo, economistas consultados pela Reuters apontavam para um avanço de 5,5%.
Além disso, os salários caíram no mês que encerrou o segundo trimestre do ano e pode lançar dúvidas sobre a postura do Banco do Japão (BoJ) com relação à sua política monetária. O relatório trimestral mostrou ainda que as despesas de capital recuaram bem com o consumo privado.
PIB do Japão: gastos de capitam caem 1%
De acordo com dados da Reuters, os gastos de capital, um dos principais fatores do resultado abaixo do esperado do PIB, recuou 1% no período ante uma projeção de estabilidade. Por outro lado, o consumo privado caiu 0,6% no período pesquisado, ante uma estimativa de recuo de 0,5%.
Enquanto isso, as exportações mantiveram-se robustas, contribuindo com 1,8 ponto percentual para a formação do PIB do Japão. No entanto, as vendas para a China – um dos principais mercados consumidores – caíram 13,4%, sendo o oitavo mês seguido de retração.






