No primeiro trimestre de 2024, o Produtor Interno Bruto (PIB) da zona do euro aumentou 0,3% tanto na zona euro como na União Europeia (EU), em comparação com o trimestre anterior, de acordo com uma estimativa publicada nesta sexta-feira pelo Eurostat, o gabinete estatístico da União Europeia. No quarto trimestre de 2023, o PIB tinha diminuído 0,1% na zona do euro e mantinha-se estável na UE. O resultado veio em linha com o esperado pelo mercado.
Em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, o PIB aumentou 0,4% na zona do euro e 0,5% na EU, após alta de 0,2% na zona do euro e 0,3% na UE no trimestre anterior.

PIB da zona do euro: Malta registra maior aumento
Dentre os países da zona do euro, Malta registou o maior aumento do PIB (1,3%), seguido por Chipre (1,2%) e Croácia (1,0%). Registaram quedas Dinamarca (-1,8%), Estônia (-0,5%) e Países Baixos (-0,1%).

Comparativamente, durante o primeiro trimestre de 2024, o PIB dos Estados Unidoscresceu a uma taxa anualizada de 1,3% de janeiro a março, abaixo da estimativa anterior de 1,6% e significativamente mais lento que o ritmo de 3,4% registrado nos últimos três meses de 2023.
Zona do euro realizou primeiro corte de juros
Na quinta-feira (6), o Banco Central Europeu (BCE) realizou seu primeiro corte de juros desde 2019. O corte foi de 25 pontos-base e marcou um descolamento na política monetária do BCE em relação ao Federal Reserve (Fed), banco central americano, que deve começar o ciclo de queda das taxas só a partir de setembro.
O BCE, no entanto, manteve a cautela no comunicado e não sinalizou os próximos passos. Você leu sobre o PIB da zona do euro. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!