Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
PIB da zona do euro sobe 0,4% no 1TRI24

PIB da zona do euro sobe 0,4% no 1TRI24

No primeiro trimestre de 2024, o Produtor Interno Bruto (PIB) da zona do euro aumentou 0,3% tanto na zona euro como na União Europeia (EU), em comparação com o trimestre anterior.

No primeiro trimestre de 2024, o Produtor Interno Bruto (PIB) da zona do euro aumentou 0,3% tanto na zona euro como na União Europeia (EU), em comparação com o trimestre anterior, de acordo com uma estimativa publicada nesta sexta-feira pelo Eurostat, o gabinete estatístico da União Europeia. No quarto trimestre de 2023, o PIB tinha diminuído 0,1% na zona do euro e mantinha-se estável na UE. O resultado veio em linha com o esperado pelo mercado.

Em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, o PIB aumentou 0,4% na zona do euro e 0,5% na EU, após alta de 0,2% na zona do euro e 0,3% na UE no trimestre anterior.

gráfico PIB da zona do euro
PIB: comparação com trimestre anterior. Fonte: Eurostat

PIB da zona do euro: Malta registra maior aumento

Dentre os países da zona do euro, Malta registou o maior aumento do PIB (1,3%), seguido por Chipre (1,2%) e Croácia (1,0%). Registaram quedas Dinamarca (-1,8%), Estônia (-0,5%) e Países Baixos (-0,1%).

gráfico PIB zona do euro por países
PIB por países. Fonte: Eurostat

Comparativamente, durante o primeiro trimestre de 2024, o PIB dos Estados Unidoscresceu a uma taxa anualizada de 1,3% de janeiro a março, abaixo da estimativa anterior de 1,6% e significativamente mais lento que o ritmo de 3,4% registrado nos últimos três meses de 2023.

Zona do euro realizou primeiro corte de juros

Na quinta-feira (6), o Banco Central Europeu (BCE) realizou seu primeiro corte de juros desde 2019. O corte foi de 25 pontos-base e marcou um descolamento na política monetária do BCE em relação ao Federal Reserve (Fed), banco central americano, que deve começar o ciclo de queda das taxas só a partir de setembro.

Publicidade
Publicidade

O BCE, no entanto, manteve a cautela no comunicado e não sinalizou os próximos passos. Você leu sobre o PIB da zona do euro. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!