O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou seu compromisso com a responsabilidade fiscal e voltou a criticar a taxa de juros no Brasil, que passou por um aumento recente de 1 ponto percentual e alcançou nível acima de 12%.
Em entrevista ao programa *Fantástico*, da TV Globo, Lula declarou: “A única coisa errada nesse país é a taxa de juros estar acima de 12%. Não há nenhuma explicação.” Segundo ele, o governo está fazendo o possível ao enviar propostas de ajuste fiscal ao Congresso Nacional.
Ainda na entrevista, Lula rebateu críticas do mercado financeiro sobre o novo pacote de gastos do governo, destacando que a responsabilidade fiscal é uma prioridade de sua gestão. “Ninguém nesse país, do mercado, tem mais responsabilidade fiscal do que eu. […] Se eu gastar mais do que eu tenho, quem vai pagar é o povo pobre”, afirmou.
Recuperação de Lula
O presidente também falou sobre sua recente passagem pelo hospital, após ser submetido a uma cirurgia para drenar e prevenir sangramentos decorrentes de uma queda sofrida em outubro, no banheiro da residência oficial da Presidência. Surpreendido pela decisão médica de realizar o procedimento, Lula revelou que a operação deixou “três furos na cabeça”, atualmente cobertos por curativos.
Lula segue em recuperação e permanecerá em casa até, pelo menos, quinta-feira (19), sob supervisão médica. Uma tomografia será realizada para avaliar se ele poderá retornar a Brasília e reassumir plenamente suas funções. Segundo os médicos, o presidente tem apresentado evolução positiva no pós-operatório.
Na manhã desta segunda-feira (16), o presidente recebeu em sua casa o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com quem discutiu a questão da proposta do pacote fiscal. Haddad disse a jornalistas, após o encontro que o chefe do executivo estava “super disposto e sem nenhuma queixa”.
Você leu sobre Lula. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!