Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Livro bege: atividade econômica dos EUA registra expansão moderada

Livro bege: atividade econômica dos EUA registra expansão moderada

O Federal Reserve (Fed) divulgou, nesta quarta (02), o Livro Bege, documento que analisa a economia das diversas regiões do país e é assinado pelos dirigentes da instituição.

O texto pontua análises e observações sobre indicadores como desemprego, inflação, consumo e atividade industrial.

No documento, o Fed pontuou que a atividade econômica do país registrou uma expansão em ritmo considerado modesto a moderado, o que vem ocorrendo desde janeiro.

Com relação aos empregos, estes melhoraram em ritmo modesto a moderado também, porém puxado com uma robusta demanda por pessoal. Apesar disso, muitas empresas têm registrado problemas na contratação ou na retenção de pessoal.

Livro bege: distritos relataram aumento dos casos de covid-19

Ainda de acordo com o documento, muitos distritos relataram que o aumento dos casos de covid-19 interromperam temporariamente a atividade empresarial.

Publicidade
Publicidade

Alguns deles atribuíram o enfraquecimento temporário da demanda no setor hoteleiro em função do aumento dos casos de covid-19. Além disso, o clima considerado mais intenso do inverno também foi citado como fator de problemas.

Como resultado, os gastos dos consumidores foram geralmente mais fracos do que no relatório anterior. Os relatórios sobre as vendas de automóveis apresentaram dados mistos.

Por sua vez, a atividade manufatureira continuou a crescer em um ritmo modesto. De acordo com o Fed, todos os distritos observaram que os problemas da cadeia de suprimentos e os baixos estoques continuaram a conter o crescimento, particularmente no setor da construção.

Relatos dos bancos indicaram algum enfraquecimento das condições financeiras, embora a demanda por empréstimos tenha ficado praticamente inalterada.

Já a demanda por imóveis residenciais foi geralmente forte, embora muitos distritos não tenham relatado nenhuma mudança nas vendas de casas devido às tendências sazonais e aos baixos estoques.

Os relatórios agrícolas foram um pouco mistos, pois alguns distritos experimentaram condições difíceis de crescimento, enquanto outros se beneficiaram de preços mais altos das safras.

Além disso, dados sobre o setor de energia indicaram crescimento modesto. Entre os distritos, as perspectivas econômicas globais nos próximos seis meses permaneceram estáveis e geralmente otimistas, embora os relatórios destacavam um elevado grau de incerteza.

Mercado de trabalho

Já o emprego aumentou a um ritmo modesto a moderado. A forte demanda generalizada por trabalhadores permaneceu prejudicada por relatos igualmente generalizados de escassez de trabalhadores, embora alguns distritos tenham informado sinais dispersos de melhoria da oferta de mão-de-obra.

Muitas empresas tiveram dificuldade em manter seus níveis de pessoal devido ao alto volume de negócios; este desafio foi acrescentado pelos afastamentos temporários provocados pelas infecções de covid-19 em janeiro, embora os trabalhadores e empresas se tenham apresentados dados melhores quando comparados com as ondas anteriores.

As empresas continuaram a aumentar a remuneração e introduzir flexibilidade no local de trabalho para atrair trabalhadores — especialmente em posições historicamente com baixos salários — com sucesso misto.

Dados apontaram para um cenário mais apertado do mercado de trabalho. Apesar disso, poderá ocorrer uma continuidade no crescimento dos salários, embora alguns distritos tenham relatado sinais de moderação do crescimento dos salários.