O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, demonstrou otimismo em relação ao progresso recente no combate à inflação nos Estados Unidos, mas ressaltou a necessidade de ter mais sinais consistentes antes de considerar a redução das taxas de juros.
Powell deu as declarações durante um fórum de bancos centrais realizado em Sintra, Portugal, que também contou com a participação de Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE), e Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central do Brasil.
“Fizemos bastante progresso na tentativa de trazer a inflação de volta à nossa meta”, disse Powell. “As últimas leituras de inflação sugerem que estamos voltando ao caminho desinflacionário. No entanto, queremos estar mais confiantes de que a inflação está se movendo de forma sustentável para baixo em direção aos 2% antes de começarmos o processo de redução ou afrouxamento da política monetária”, completou ele.
Jerome Powell quer evitar ações “prematuras”
Apesar da queda contínua do índice de preços de despesas de consumo pessoal, que atingiu 2,6% em maio, Powell alertou sobre os riscos de uma ação que possa ser considerada prematura.
“Estamos bem cientes de que, se formos cedo demais, podemos desfazer o bom trabalho que fizemos. Se fizermos tarde demais, podemos prejudicar desnecessariamente a recuperação e a expansão”, disse.
O Fomc, que é o comitê de política monetária dos Estados Unidos, ligado ao Fed, decidiu no mês passado manter inalterados os juros dos EUA, ficando na faixa entre 5,25% e 5,50%, em linha com o esperado pelo mercado.
De acordo com a decisão do Fed, ao considerar quaisquer ajustes ao intervalo-alvo para a taxa dos juros, o comitê avaliará cuidadosamente os dados recebidos, a evolução das perspectivas e o equilíbrio dos riscos e, adicionalmente, adiantou que o colegiado não vê como apropriado reduzir o intervalo da meta até que a política monetária tenha ganhado maior confiança de que a inflação está evoluindo de forma sustentável para a meta estabelecida de 2%.
Você leu sobre Jerome Powell. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!