O Índice de Preços ao Consumidor, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fipe), divulgou a inflação medida na cidade de São Paulo. Em dezembro, registrou 0,57%. Com isso, encerra o ano em 9,73%.
De acordo com a Fipe, no mês anterior, o resultado havia sido de 0,72%. Esse resultado está considerado dentro da projeção de analistas de mercado. No entanto, a taxa ficou acima da que foi registrada em 2020, o primeiro ano da pandemia. Naquela ocasião, atingiu 5,62%.
IPC-Fipe: alimentação é o item que mais sobe
Dentre os sete itens pesquisados, Alimentação é o que mais subiu: 1,23%. Vestuário foi o segundo item que mais relevância teve, com 0,76%. Despesas Pessoais registrou alta de 0,69%.
Em seguida, vem o item Transportes que registrou variação positiva de 0,50%. Habitação e Educação atingiram 0,15% e 0,14%, respectivamente. Por fim, vem Saúde, com 0,01%, ficando praticamente estável.
O que é o IPC-Fipe
O IPC-Fipe mostra a evolução do custo de vida dos paulistanos através da inflação nos bens e produtos consumidos por eles, logo. Assim, é possível apontar como está o nível socioeconômico de famílias que têm renda per capita entre 1 e 10 salários mínimos.
Este indicador é o mais tradicional da cidade de São Paulo e o mais antigo do país e ele começou a ser calculado em 1939, pela Divisão de Estatística e Documentação da prefeitura. Aliás, seu nome era Índice Ponderado do Custo de Vida da Classe Operária.
No ano de 1968, o órgão responsável pelo cálculo passou a ser o Instituto de Pesquisas Econômicas da USP e somente em 1972, seu nome passou a ser Índices de Preços ao Consumidor. Então, em 1973, a Fipe foi criada e assumiu a coleta do IPC.
Como é calculado o IPC-Fipe
Para fazer o cálculo, o IPC-Fipe observa as variações dos preços em cima de uma cesta de bens e serviços definida pela Pesquisa de Orçamentos familiares (POF) do IBGE. Assim, esta faz um levantamento sobre o que as famílias consomem e o peso que tem no orçamento.
De acordo com o indicador o período analisado é o seguinte:
Mensal, desde o dia 1 ao 30 ou 31;
Quadrissemanal, que engloba 8 semanas de coletas.