A inflação anualizada do Reino Unido subiu inesperadamente para 4% em dezembro, impulsionada por um aumento nos preços do álcool e do tabaco. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (17). O mercado aguardava uma alta de 3,8%, ante 3,9% de novembro.
Na comparação mensal, a alta foi de 0,4%, ante expectativa de 0,2% e recuo de 0,2% em novembro.
O núcleo do CPI – que exclui preços voláteis como alimentos, energia, álcool e tabaco – ficou em 5,1% ao ano, também acima da previsão de 4,9%. No mês, a alta do núcleo foi de 0,6%, ante expectativa de 0,4%.
“Como vimos nos EUA, na França e na Alemanha, a inflação não cai em linha reta, mas nosso plano está funcionando e devemos mantê-lo”, disse o ministro das Finanças britânico, Jeremy Hunt, em comunicado.
Vale lembrar que os bancos centrais vêm lutando para trazer a inflação de volta à meta de 2%. E o resultado da inflação impacta diretamente na condução da política monetária.
- Leia também: Entenda como funciona a inflação
Inflação em alta: no Reino Unido e também na zona do euro
O Índice de Preços ao Consumidor (CPI na sigla em inglês) da zona do euro foi de 2,9% em leitura final de dezembro de 2023, ante 2,4% em novembro, segundo divulgação do Eurostat, escritório oficial de estatísticas do bloco, nesta quarta-feira (17).
Na comparação mensal, o CPI do bloco subiu +0,2% em dezembro, também como esperado.

O núcleo do CPI, que exclui itens voláteis como alimentação e combustível, teve avanço anual de 3,4% e alta de 0,5%.
A título de comparação, um ano antes, a taxa de inflação anualizada era de 9,2%.
As taxas anuais mais baixas foram registadas na Dinamarca (0,4%), Itália e Bélgica (ambas 0,5%). As maiores altas anuais foram registadas na República Tcheca (7,6%), Romênia (7,0%) e Eslováquia (6,6%).

Comparado com novembro, a inflação anual caiu em quinze estados-membros e manteve-se estável em um e aumentou em onze.
Em dezembro, o maior contribuição para a alta da inflação veio dos serviços (+1,74 ponto porcentual), seguido por alimentos, álcool e tabaco (+1,21 pp), bens industriais não energéticos (+0,66 pp) e energia (-0,68 pp).
Na União Europeia, que inclui também países que não adotaram o euro como moeda oficial, a inflação anualizada foi de 3,4% em dezembro de 2023, acima dos 3,1% em novembro. Um ano antes, era de 10,4%.
Acompanhe dados sobre a inflação no Reino Unido e na zona do euro pelo EuQueroInvestir!