Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Inflação ao consumidor (CPI) da zona do euro desacelera a 5,5% em junho

Inflação ao consumidor (CPI) da zona do euro desacelera a 5,5% em junho

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da zona do euro desacelerou em junho. A inflação na região foi de 0,3% no mês em relação a maio. Na comparação com junho de 2022, o índice anual é de 5,5%, contra 6,1% em maio. Há um ano, a inflação estava em 8,6%. Os dados são da Eurostat, agência de estatísticas da União Europeia, divulgados nesta quarta-feira (19).

Os dados vieram em linha com as projeções de analistas consultados pelo Refinitiv, de 0,3% de alta no mês e de 5,5% em termos anuais.

DIVIDENDOS EM DÓLAR: GERE RENDA NA MOEDA MAIS FORTE DO MUNDO

As taxas anuais mais baixas foram as de Luxemburgo (1,0%), Bélgica e Espanha (com 1,6%). O CPI anual mais elevado foi observado na Hungria (19,9%), Eslováquia (11,3%) e República Tcheca (11,2%).

O setor que mais contribuiu para a taxa de inflação anual foi o de alimentos, álcool e tabaco, com aumento de 2,35 pontos percentuais (p.p.), seguido de serviços (+2,31 p.p.), bens industriais não energéticos (+1,42 p.p.) e energia (-0,57 p.p.).

Publicidade
Publicidade

A Eurostat revisou para cima o núcleo do CPI anual – que desconsidera preços mais voláteis, como de energia e alimentos – em junho, para 5,5%, de 5,4%. Em maio, o núcleo na zona do euro havia registrado acréscimo anual de 5,3%. O núcleo do CPI da zona do euro subiu 0,4% em relação a maio.

O Banco Central Europeu (BCE) vem acompanhando de perto o comportamento da inflação para suas decisões nas reuniões de política monetária. A expectativa é de que a autoridade eleve juros no próximo encontro, em 27 de julho.