Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Índice de confiança do consumidor americano tem breve queda em abril

Índice de confiança do consumidor americano tem breve queda em abril

O índice de confiança do consumidor americano registrou 107,3 pontos em abril, apresentando uma breve queda em comparação ao mês de março, que foi 107,6 (revisado de 107,2), segundos os dados divulgados pelo Conference Board (Organização Empresarial sem fins lucrativos), nesta terça-feira (26). 

Além disso, o resultado está abaixo da previsão do mercado, que era de 108,5 pontos. 

Em relação ao índice de situação atual (avaliação dos consumidores sobre as circunstâncias atuais do mercado de trabalho e de negócios), também houve queda: 152,5 contra 153,8 do mês anterior. 

Por outro lado, as expectativas para curto prazo apresentaram elevação, saltando de 76,7 para 77,2. 

Sobre os indicadores referentes às condições atuais e perspectivas de emprego e negócios, Lyan Franco, diretora de índices econômicos do Conference Board, afirma: 

Publicidade
Publicidade

“O Índice da Situação Atual caiu, mas permanece bastante alto, sugerindo que a economia continuou a se expandir no início do segundo trimestre. As expectativas, embora ainda fracas, não se deterioraram ainda mais em meio aos altos preços, especialmente na bomba de gasolina, e à guerra na Ucrânia. As intenções de férias esfriaram, mas as intenções de comprar itens caros, como automóveis e muitos eletrodomésticos, aumentaram um pouco”.

Situação atual 

De acordo com os dados do Conference Board, 20,8% dos consumidores afirmaram que as circunstâncias de negócios eram boas, enquanto 21,9% disseram que eram ruins. 

Já sobre o mercado de trabalho, a organização aponta que 55,2% consideram fácil encontrar emprego e 10,6% acham difícil achar trabalho. 

Expectativas 

Quanto às perspectivas para situações de negócios a curto prazo, 18,1% acreditam em situações mais favoráveis. Já 21,8% admitem que esperam agravamento das condições. 

Para o mercado de trabalho, 17,4% têm boas expectativas em relação ao aumento de emprego e 18,9% não acreditam em melhora. 

Os consumidores também foram entrevistados sobre as projeções de renda: 16,5% creem em um aumento de renda a curto prazo e 13,8% esperam pela diminuição do faturamento. 

O que é o índice de confiança do consumidor americano?

O índice de confiança do consumidor americano é um indicador usado para medir a confiança dos consumidores estadunidenses em relação à atividade econômica do seu país. O entendimento desse índice é simples: 

  • Valores altos significam maior otimismo dos consumidores;
  • Números acima do esperado são considerados positivos para o dólar;
  • Resultados inferiores às projeções são entendidos como negativos para a moeda americana.