Quarta-feira (15) movimentada no mercado financeiro dos Estados Unidos (EUA). Hoje foram divulgados os indicadores dos EUA sobre as vendas no varejo, o índice Empire State de Atividade Industrial e a produção industrial americana.
Para ajudar o nosso leitor, o portal EuQueroInvestir fez um compilado dos três indicadores.
- Invista lá Fora – evento gratuito e online da EQI, dias 7 e 8 de março. Participe!
Vendas no varejo dos EUA sobe acima da expectativa
De acordo com o Departamento do Comércio, as vendas varejistas nos Estados Unidos somaram US$ 694 bilhões em janeiro, uma alta de 3% em comparação a dezembro de 2022. Em relação ao mesmo período do ano passado, o avanço foi de 6,4%.
Os dados vieram bem acima da projeção do mercado, que esperava uma alta de apenas 1,8%, como indica a consultoria Refinitiv.
O Departamento do Comércio dos EUA mostra que as vendas no comércio teve uma forte recuperação, visto que o setor apresentou uma queda nas vendas de 1,1% em dezembro.
Com o resultado, no trimestre entre os meses de novembro de 2022 a janeiro de 2023, as vendas tiveram alta de 6,1% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
No primeiro mês do ano, as vendas de alimentação e bebidas puxaram as vendas no varejo, uma vez que elas subiram 25,2%. As lojas de mercadorias também apresentaram crescimento em suas vendas, um avanço de 4,5%.
- Baixe, gratuitamente, e-book Investimentos Internacionais
Índice Empire State de atividade industrial sobe, mas continua preocupante
O índice Empire State apontou uma alta de 27 pontos, embora ele ainda continue no campo negativo de 5,8 pontos. Os dados foram divulgados hoje pelo Federal Reserve Bank of New York.
Segundo a entidade, as novas encomendas recuaram modestamente, enquanto os envios permaneceram estáveis. Já os prazos de entrega foram reduzidos e os estoques aumentaram ligeiramente.
“Os níveis de emprego caíram pela primeira vez desde o início da pandemia e a semana de trabalho média diminuiu pelo terceiro mês consecutivo. Tanto os aumentos de preços de entrada quanto os de venda se intensificaram. Olhando para o futuro, as empresas esperam que as condições empresariais melhorem um pouco nos próximos seis meses”, cita o Fed of New York.
O Índice Empire State de Atividade Industrial em Nova York mede a saúde econômica do setor de fabricação através de um levantamento de cerca de 200 fabricantes no estado de Nova York.
Valores acima de 0 indicam melhoria das condições, enquanto abaixo de 0 indica o piorar das condições.
Produção industrial continua inalterada
A produção industrial dos EUA ficou inalterada em janeiro após cair 0,6% e 1% em novembro e dezembro, respectivamente. Os dados foram divulgados pelo Federal Reserve.
No mês passado, a produção manufatureira subiu 1%, enquanto que a mineração avançou 2%, após dois meses seguidos de queda em cada setor. Por outro lado, a produção de utilidades caiu 9,9%, em virtude da mudança de um clima excepcionalmente frio em dezembro para um clima mais quente em janeiro. Isso gerou um recuo da demanda por aquecimento.
Com 103,0% de sua média de 2017, a produção industrial total em janeiro foi 0,8% acima do nível do ano anterior. A utilização da capacidade diminuiu 0,1 ponto percentual em janeiro, para 78,3%, uma taxa que está 1,3 pontos percentuais abaixo da média de longo prazo (1972-2022).
- Quer saber como os indicadores dos EUA afetam os seus investimentos ou internacionalizar a sua carteira? Preencha este formulário para um assessor da EQI Investimentos entrar em contato.