Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
/Economia
Notícias
Imposto de Renda: consulta ao segundo lote será liberada na próxima segunda-feira

Imposto de Renda: consulta ao segundo lote será liberada na próxima segunda-feira

A Receita Federal disponibiliza, a partir da próxima segunda-feira (23), a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025. O lote contempla também restituições residuais de anos anteriores.

O pagamento será realizado no dia 30 de junho e inclui 6.545.322 contribuintes, totalizando R$ 11 bilhões em créditos bancários. Deste montante, cerca de R$ 1,78 bilhão será destinado a contribuintes com prioridade legal: 148.090 idosos acima de 80 anos; 1.044.585 pessoas entre 60 e 79 anos; 91.363 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave; e 496.650 cuja principal fonte de renda seja o magistério.

Outros 4.764.634 contribuintes que não possuem prioridade legal foram contemplados por utilizarem a declaração pré-preenchida e/ou optarem pelo recebimento via Pix.

Para consultar se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar o portal “Meu Imposto de Renda” e clicar em “Consultar a Restituição”. A página oferece tanto uma consulta simplificada quanto uma completa, por meio do extrato de processamento no e-CAC. Caso haja alguma pendência na declaração, é possível fazer a retificação e corrigir eventuais erros.

Restituição do Imposto de Renda também pode ser acessada em aplicativo

A Receita Federal também disponibiliza um aplicativo para tablets e smartphones que permite consultar a liberação da restituição e verificar a situação do CPF.

O crédito será feito exclusivamente em conta bancária de titularidade do contribuinte. Caso haja erro nos dados bancários ou problema com a conta, o pagamento será bloqueado por segurança.

Leia também:

Nesses casos, é possível solicitar o reagendamento do crédito junto ao Banco do Brasil por até um ano após a primeira tentativa de depósito. O contribuinte pode acessar o portal www.bb.com.br/irpf ou entrar em contato com a Central de Relacionamento BB pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) ou 0800-729-0088 (deficientes auditivos). É necessário informar o valor da restituição e o número do recibo da declaração para concluir o processo.

Se o valor da restituição não for resgatado dentro do prazo de um ano, o contribuinte deverá solicitar o pagamento por meio do e-CAC, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda > “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.