A deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), presidente nacional do PT, fez duras críticas, em suas redes sociais, a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de aumentar a taxa básica de juros em 0,5 ponto percentual, elevando a Selic de 10,75% para 11,25% ao ano.
Em publicação no X, Gleisi classificou a decisão como “sabotagem à economia do país” e acusou o Copom de irresponsabilidade em um momento em que o Brasil “precisa e quer continuar crescendo”.
Na manhã desta quinta-feira (7), Hoffmann voltou a criticar a política monetária, alegando que a justificativa do Copom para a alta dos juros era “puro terrorismo de mercado”.
Segundo a deputada, a nota emitida pelo comitê mencionava a possibilidade de uma Selic de até 14,5% sem “mudanças estruturais” no orçamento, algo que ela considerou uma “chantagem” destinada a impedir os investimentos do governo.
A decisão do Copom enfatizou a importância de uma política fiscal sólida e sustentável, destacando a necessidade de medidas estruturais para garantir a saúde das contas públicas.
Apesar desta mensagem, Hoffmann gerou uma onda de comentários sobre o posicionamento dela. Usuários do X adicionaram um “contexto” às publicações da deputada, destacando que quatro diretores que votaram a favor da elevação dos juros – Ailton Santos, Gabriel Galípolo, Paulo Picchetti e Rodrigo Teixeira – foram nomeados pelo governo de Lula.
- Leia também: Selic: o que esperar do Copom na decisão de quarta?
- Boletim Focus: mercado projeta Selic mais alta em 2025 e 2026
Gleisi reagiu às intervenções, questionando os critérios para a inclusão de comentários em seu perfil. “Engraçado esse X, colocar na capa de meu Twitter um comentário de usuário dizendo ser um esclarecimento, com conteúdo político. Qual é o critério da seleção?”, escreveu a parlamentar.
Ela reafirmou sua posição crítica em relação às decisões do Banco Central e concluiu: “Vou continuar criticando a autoridade monetária toda vez que achar que estão errando na decisão. E aumentar 0,5 ponto na Selic é desastroso para o nosso país”.
Você leu sobre Gleisi Hoffmann. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!