Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Economia
EUA: PCE de novembro fica em 0,3%; acumulado em 12 meses é de 6%

EUA: PCE de novembro fica em 0,3%; acumulado em 12 meses é de 6%

Índice ficou na expectativa do mercado, mas segue pressionado por altas nos preços de energia e de alimentos,

O PCE dos EUA em novembro de 2022 ficou em 0,3%, mantendo o índice de outubro, dentro das expectativas do mercado. No acumulado do ano, o índice ficou em 6%. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (1º) pelo Birô de Análises Econômicas (BEA, na sigla em inglês).

  • Clique aqui e abra agora mesmo sua conta de investimentos da EQI.

Os bens de consumo, especialmente os combustíveis e outros produtos relacionados a energia, lideraram a alta, em 2,5%. Os preços dos alimentos subiram 0,4%, mesmo índice dos serviços. No acumulado dos últimos 12 meses, os bens de consumo somam alta de 7,2%; os serviços, 5,4%; e os alimentos, 11,6%; e os preços de energia, 18,4%.

O núcleo do PCE, que exclui os preços de comida e energia, considerados mais voláteis, ficou em 0,2%, também na margem das estimativas, e acumula 5,1% nos últimos 12 meses.

O PCE e sua importância na política monetária dos EUA

O PCE (Personal Consumption Expenditures, ou “despesas de consumo pessoal”, em tradução livre) é um dos índices medidores da inflação nos Estados Unidos e usado pelo Fed, o banco central norte-americano, como referência para as decisões de política monetária.

Nos últimos meses, os EUA subiram seis vezes a taxa de juros, em quatro ocasiões em 0,75 p. p. O Fomc, comitê de política monetária do Fed, se reúne no dia 14 de dezembro, e a tendência é de nova alta, estimada pelo mercado financeiro em 0,5 p.p. – hoje, os juros norte-americanos estão no intervalo entre 3,75% e 4% ao ano.

Publicidade
Publicidade

Nesta quinta-feira, o Livro Bege do Fed, que traz análises de dirigentes regionais do banco em todo o país, trouxe percepções cautelosas e indicou que o ritmo de alta de juros deve ser reduzido.  Já o presidente do Fed, Jerome Powell, reiterou em seu discurso o temor com o “afrouxamento prematuro da política monetária” e disse que os juros devem seguir elevados até que a inflação retorne a patamares menores.

Aumento na renda pessoal dos norte-americanos

A renda média pessoal dos norte-americanos teve alta de 0,7%, superando o consenso de estabilidade em relação a setembro, que teve uma taxa de 0,4%.

Já os gastos dos trabalhadores com consumo pessoal em outubro tiveram alta de 0,8%, dentro do consenso estimado do mercado, ante alta de 0,6% em setembro,

Gráficos mostram aumento da renda do trabalhador nos EUA de acordo com o PCE.

Quer investir com assertividade e entender o impacto dos índices como o PCE dos EUA em novembro de 2022l sobre o mercado financeiro? Preencha este formulário e um assessor da EQI Investimentos vai entrar em contato para ajudar. Aproveite e abra agora mesmo sua conta de investimentos.