O Índice de Preços ao Produtor (PPI), um dos índices de inflação dos EUA, teve queda de 0,5% em dezembro, ante alta de 0,2% em novembro, de acordo com dados publicados nesta quarta-feira (18) pelo Bureau of Labor Statistics. Esse é um dos indicadores dos EUA que o Fed, banco central norte-americano, utiliza para definir os rumos da política monetária.
- Baixe agora mesmo o e-book “Marcação na curva x marcação a mercado: o que muda na renda fixa”.
- Quer investir fora do Brasil? Baixe gratuitamente o nosso e-book Investimentos Internacionais,
No acumulado de 12 meses, o PPI ficou em 6,2%, uma queda de mais de 1 p.p. em relação ao valor de 7,3% acumulado até novembro.
Já o núcleo do PPI, que desconta os preços dos alimentos e de insumos de energia, teve alta de 0,1%, ante 0,4% em novembro. No acumulado de 12 meses, o valor é de 4,6%, contra 4,9% até novembro.
O número é um sinal de sucesso das políticas de aperto monetário realizadas pelo Fed. Desde o segundo semestre de 2021, o Fomc, comitê de política monetária do Fed, realizou sucessivos aumentos de juros, elevando a taxa para o intervalo entre 4,25% e 4,5% ao ano.
A meta, segundo o presidente do Fed, Jerome Powell, é manter o aperto até chegar próximo à meta de 2% ao ano.
- Baixe nosso e-book e conheça já os Melhores Investimentos para 2023.
Outros indicadores dos EUA mostram desaceleração
As vendas no varejo dos EUA tiveram queda de 1,1% em dezembro, valor próximo ao esperado pelo consenso do mercado, que projetava queda de 1,0%. Na comparação anual, as vendas tiveram crescimento de 6,02% em relação a dezembro de 2021.
Já a produção industrial teve queda de 0,7%, uma desaceleração em relação à queda de 0,2% ocorrida em novembro. Na base anual, o índice tem alta de 2,5% em relação a dezembro de 2021.
Os números corroboram a sensação de desaceleração na atividade econômica apontada pelo PMI (Índice de Gerente de Compras), a pesquisa realizada com gestores e executivos durante o mês de dezembro pela S&P Global.
- Conheça o Mercado Livre de Energia EQI e economize 20% na conta de luz de sua empresa.
Quer investir com assertividade e compreender o impacto de indicadores dos EUA na economia brasileira e no mercado de capitais? Preencha este formulário e um assessor da EQI Investimentos vai entrar em contato para tirar suas dúvidas.