Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
EUA: confiança de consumidor confirma alta em outubro

EUA: confiança de consumidor confirma alta em outubro

O índice de confiança do consumidor dos EUA ficou em 59,9 pontos no mês de outubro, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (28) pela Universidade de Michigan. O índice final do mês ficou pouco acima da prévia divulgada duas semanas atrás, de 59,8 pontos, e subiu em relação a setembro, quando foi de 58,6 pontos.

Gráfico mostra índice de confiança do consumidor nos EUA calculado pela Universidade de Michigan
Fonte: Universidade de Michigan
  • Você já tem sua conta de investimentos da EQI? Clique aqui e abra agora mesmo!

A alta foi puxada pelo índice de sensação atual, que chegou a 65,6 pontos contra 59,7 pontos de agosto. Já o índice de expectativas futuras, que calcula a previsão dos consumidores para os próximos seis meses, ficou em 56,2 pontos, ante 58,0 em setembro.

Em relação a um ano atrás, os números são bem mais baixos: em outubro de 2021 o índice geral de confiança ficou em 71,7 pontos; a sensação presente era de 77,7, e a expectativa estava em 67,9 pontos.

Confiança em baixa reflete temor de recessão

Os números refletem o temor dos consumidores de que os Estados Unidos entrem em recessão por causa da tentativa do Fed, o banco central norte-americano, de conter a alta da inflação. O PCE de setembro, também divulgado nesta sexta, tem alta de 6,2$ no acumulado dos últimos 12 meses, enquanto o CPI atual está em 8,2%.

Na semana que vem, o Fomc, comitê de política monetária do Fed, se reúne novamente e deve anunciar nova alta, estimada pelo mercado em 0.75 pontos percentuais, para o intervalo entre 4% e 4,25% ao ano. O presidente do Fed, Jerome Powell, já disse que os juros seguirão em alta até que a inflação caia a patamares de 2% ao ano.

Publicidade
Publicidade

“Há muitas incertezas sobre a inflação e o cenário macroeconômico mundial, e a visão do consumidor mostra o temor de uma recessão pela frente”, analisou a diretora da pesquisa, Joanne Hsu. “A incerteza sobre a inflação também permanece alta, mostndo que as expectativas para os próximos meses ainda são pessimistas.”

Quer entender melhor como os índices de confiança do consumidor nos EUA afeta os mercados? Preencha este formulário e um assessor da EQI Investimentos vai entrar em contato para tirar suas dúvidas. Aproveite e abra agora mesmo sua conta de investimentos!