O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou mais dois nomes para sua equipe: Anelize Almeida será a procuradora-geral da Procuradoria da Fazenda Nacional (PGFN), enquanto Otávio Caldas será o subprocurador da PGFN. O mercado ainda aguarda outros nomes para a equipe de Haddad, como os secretários do Tesouro, de Política Econômica e da Receita Federal, nomes que completarão o primeiro escalão do Ministério da Fazenda.
- Baixe nosso e-book e conheça já os Melhores Investimentos para 2023.
Anunciado pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva no último dia 9, Haddad já havia anunciado outros dois nomes: Gabriel Galípolo como secretário-executivo, espécie de número 2 da pasta, e Bernard Appy como secretário especial para a reforma tributária.
O ministério da Fazenda de Haddad terá menos atribuições que o atual Ministério da Economia, comandado por Paulo Guedes, já que algumas das funções serão desmembradas para a recriação de dois ministérios:
- Planejamento, Desenvolvimento e Gestão – responsável pela gestão do Orçamento, pela análise de projetos de longo prazo e pela relação com os servidores;
- Indústria, Comércio Exterior e Serviços – responsável pelas políticas de desenvolvimento da economia e pelas relações de comércio exterior, inclusive nos acordos comerciais.
Os nomes dos ministros para as duas novas pastas ainda não foram anunciados, mas devem ser confirmados por Lula até o fim desta semana.
- Você já tem sua conta de investimentos da EQI? Clique aqui e abra agora mesmo.
Quem são os novos membros da equipe de Haddad
A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional é o órgão responsável por realizar o controle jurídico e de legalidade da União no que diz respeito aos assuntos fiscais, bem como representar o Estado Brasileiro em matéria fiscal. Isso inclui a cobrança judicial e extrajudicial dos contribuintes inscritos na Dívida Ativa.
Anelize Almeida é a primeira mulher a fazer parte da equipe de Haddad, Hoje atuando como subprocuradora, ela está na Fazenda Nacional desde 2006 e já atuou em vários cargos dentro da instituição. Tem mestrado em Política Pública pela Universidade de Oxford e pós-graduação em Administração Pública pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).
“Estou radiante de estar aqui. Acho que o ministro Haddad tem essa percepção de que quanto mais investimento em diversidade e pluralidade, mais o ministério e a sociedade ganham com isso”, afirmou Anelize durante a apresentação.
Otávio Caldas, escolhido como o novo subprocurador, também é servidor de carreira do Ministério da Fazenda desde 2000, Ele é mestre em ciências jurídico-econômicas pela Universidade de Coimbra e é doutorando em direito regulatório pela Universidade de Brasília.
- Conheça o Mercado Livre de Energia EQI e economize 20% na conta de luz de sua empresa.
Quer investir com assertividade e entender o impacto da equipe de Haddad e das decisões do futuro governo no mercado? Preencha este formulário e um assessor da EQI Investimentos vai entrar em contato para tirar suas dúvidas. Aproveite e abra agora mesmo sua conta de investimentos na EQI.





