Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Equipe de Haddad na Fazenda tem mais dois nomes: Anelize Almeida e Otávio Caldas

Equipe de Haddad na Fazenda tem mais dois nomes: Anelize Almeida e Otávio Caldas

Anelize Almeida, primeira mulher da equipe econômica. será a procuradora-geral da Fazenda Nacional; Otávio Caldas será o subprocurador.

O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou mais dois nomes para sua equipe: Anelize Almeida será a procuradora-geral da Procuradoria da Fazenda Nacional (PGFN), enquanto Otávio Caldas será o subprocurador da PGFN. O mercado ainda aguarda outros nomes para a equipe de Haddad, como os secretários do Tesouro, de Política Econômica e da Receita Federal, nomes que completarão o primeiro escalão do Ministério da Fazenda.

Anunciado pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva no último dia 9, Haddad já havia anunciado outros dois nomes: Gabriel Galípolo como secretário-executivo, espécie de número 2 da pasta, e Bernard Appy como secretário especial para a reforma tributária.

O ministério da Fazenda de Haddad terá menos atribuições que o atual Ministério da Economia, comandado por Paulo Guedes, já que algumas das funções serão desmembradas para a recriação de dois ministérios:

  • Planejamento, Desenvolvimento e Gestão – responsável pela gestão do Orçamento, pela análise de projetos de longo prazo e pela relação com os servidores;
  • Indústria, Comércio Exterior e Serviços – responsável pelas políticas de desenvolvimento da economia e pelas relações de comércio exterior, inclusive nos acordos comerciais.

Os nomes dos ministros para as duas novas pastas ainda não foram anunciados, mas devem ser confirmados por Lula até o fim desta semana.

  • Você já tem sua conta de investimentos da EQI? Clique aqui e abra agora mesmo.  

Quem são os novos membros da equipe de Haddad

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional é o órgão responsável por realizar o controle jurídico e de legalidade da União no que diz respeito aos assuntos fiscais, bem como representar o Estado Brasileiro em matéria fiscal. Isso inclui a cobrança judicial e extrajudicial dos contribuintes inscritos na Dívida Ativa.

Publicidade
Publicidade

Anelize Almeida é a primeira mulher a fazer parte da equipe de Haddad, Hoje atuando como subprocuradora, ela está na Fazenda Nacional desde 2006 e já atuou em vários cargos dentro da instituição. Tem mestrado em Política Pública pela Universidade de Oxford e pós-graduação em Administração Pública pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

“Estou radiante de estar aqui. Acho que o ministro Haddad tem essa percepção de que quanto mais investimento em diversidade e pluralidade, mais o ministério e a sociedade ganham com isso”, afirmou Anelize durante a apresentação.

Otávio Caldas, escolhido como o novo subprocurador, também é servidor de carreira do Ministério da Fazenda desde 2000, Ele é mestre em ciências jurídico-econômicas pela Universidade de Coimbra e é doutorando em direito regulatório pela Universidade de Brasília.

Quer investir com assertividade e entender o impacto da equipe de Haddad e das decisões do futuro governo no mercado? Preencha este formulário e um assessor da EQI Investimentos vai entrar em contato para tirar suas dúvidas. Aproveite e abra agora mesmo sua conta de investimentos na EQI.