A EasyJet (EZJ) registrou um recorde de £3,59 bilhões, cerca de US$ 4,5 bilhões, em receitas de serviços adicionais como bagagem extra, no ano encerrado em outubro. Entretanto, a empresa foi penalizada pela mesma razão do lucro, como praticas consideradas abusivas ao cobrar taxas por bagagem de mão e reserva de assentos adjacentes para acompanhantes de dependentes.
O CEO da companhia, Johan Lundgren, criticou uma multa imposta pela Espanha. Ao todo, a receita da EasyJet aumentou 22% em relação ao ano anterior, refletindo uma tendência do setor em oferecer tarifas base mais baixas, enquanto monetiza serviços extras.
Na última semana, o Ministério dos Direitos do Consumidor da Espanha multou cinco empresas aéreas de baixo custo, incluindo EasyJet, Norwegian, Vueling e Ryanair, totalizando £ 29 milhões de euros para a EasyJet. Lundgren defendeu a prática, afirmando que “é uma ideia altamente injusta que você não possa oferecer produtos e serviços para aqueles que desejam usá-los”. Segundo ele, um terço dos clientes da EasyJet não opta por serviços adicionais, questionando a lógica por trás da multa.
EasyJet para além das multas
As companhias aéreas foram acusadas não só pelas multas já dadas, mas também por “cobranças desproporcionais e abusivas” para impressão de bilhetes e não esclarecer informações de preços em seus sites. A EasyJet reportou um lucro antes dos impostos de £610 milhões, um aumento de 34% em relação ao ano anterior, alinhado às expectativas dos analistas. O CEO atribuiu o desempenho a uma forte demanda por viagens e férias na Europa
Os papéis da EasyJet subiram 2,5% em Londres após a divulgação dos resultados. Já a Ryanair teve queda de 18% nos lucros do primeiro semestre, apesar do aumento no número de passageiros, devido à pressão sobre os gastos dos consumidores e atrasos nas entregas de aeronaves pela Boeing. Ambas as companhias, focadas em voos de curta distância na Europa, conseguiram retornar à lucratividade após os desafios enfrentados durante a pandemia de Covid-19, segundo informações do Portal Tela.
Você leu sobre EasyJet. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!