O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem 38% de aprovação, com avaliação “ótimo” e “bom”, e 29% de reprovação, com “ruim” e “péssimo”, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada no fim de semana. O levantamento sobre a avaliação do governo Lula foi feito nos dias 29 e 30 de abril, com 2.028 pessoas, em 126 municípios do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
- Vem aí: Money Week 100 Dias do Governo. Faça sua inscrição!
- Quer investir fora do Brasil? Baixe gratuitamente o nosso e-book Investimentos Internacionais,
Segundo o levantamento, 30% dos entrevistados consideram o governo “regular” e 3% não souberam ou não quiseram responder.
Os resultados da avaliação de Lula são piores se comparados a seus dois governos anteriores, no mesmo período: em 2003, após três meses de governo, Lula tinha 43% de aprovação e 10% de rejeição; em 2007, os dois números eram maiores: aprovação por 48% e rejeição por 14%.
Vale lembrar, porém, que tanto em 2003 quanto em 2007 o petista havia obtido vantagem bem maior no segundo turno das eleições presidenciais do que em 2022, quando venceu Jair Bolsonaro (PL) por 50,9% a 49,1%, a mais apertada diferença da história eleitoral do país.
Conheça o Simulador de Previdência da EQI e garanta seu futuro.
Entre outros índices levantados pelo Datafolha, 51% dos participantes acreditam que Lula fez menos do que o esperado nos três primeiros meses de governo, enquanto 18% consideram que ele foi além das expectativas; no meio do caminho, 25% avaliam que o presidente fez o esperado nos primeiros três meses de governo.
As expectativas são mais otimistas que a percepção atual: 50% acreditam que o governo Lula será ótimo ou bom; 27% projetam um governo regular; 21% veem o governo como ruim ou péssimo.
Já sobre as promessas de campanha, 28% dos entrevistados acreditam que Lula conseguirá cumpri-las; 50% acham que somente uma parte das promessas será cumprida; e 21% não acreditam no cumprimento de nenhuma das promessas.
- Confira a Carteira Recomendada de Ações da EQI.
- Baixe os materiais gratuitos da EQI.
Quer investir com assertividade e compreender o impacto da avaliação do governo Lula sobre o mercado financeiro? Preencha este formulário e um assessor da EQI Investimentos vai entrar em contato para tirar suas dúvidas.