Home
Notícias
Economia
Cristiano Zanin indicado por Lula para ser ministro do STF

Cristiano Zanin indicado por Lula para ser ministro do STF

Hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou a indicação de seu ex-advogado, Cristiano Zanin, para ocupar a vaga de ministro no Supremo Tribunal Federal (STF). Lula expressou confiança na capacidade de Zanin, afirmando que o Brasil se orgulhará de tê-lo no STF. “Era esperado por todos que eu indicasse o Zanin. Ele se […]

Hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou a indicação de seu ex-advogado, Cristiano Zanin, para ocupar a vaga de ministro no Supremo Tribunal Federal (STF). Lula expressou confiança na capacidade de Zanin, afirmando que o Brasil se orgulhará de tê-lo no STF.

Era esperado por todos que eu indicasse o Zanin. Ele se tornará um excelente ministro da Suprema Corte deste país“, declarou o presidente.

Apesar do anúncio, Lula ressalta que o nome de Zanin ainda precisa do aval do Senado para concretizar a indicação.

Cristiano Zanin assumirá a vaga deixada pelo ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril. Desde o início, Zanin, advogado que defendeu Lula nos processos da Lava-Jato, era considerado o favorito para o cargo.

As declarações de Lula foram feitas após uma reunião bilateral com o presidente da Finlândia, Saulo Ninistö, no Palácio do Itamaraty, em Brasília.

Publicidade
Publicidade

Rodrigo Pacheco também confirma indicação de Zanin ao STF

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, já havia antecipado esse anúncio na manhã desta quinta-feira. O senador de Minas Gerais afirmou que se encontrou com Zanin ontem.

Me encontrei ontem com Cristiano Zanin. Ele será o indicado pelo presidente da República para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal. Essa mensagem deve chegar hoje ao Senado e, ao chegar, vamos encaminhá-la à Comissão de Constituição e Justiça. Já conversei com o presidente Davi Alcolumbre, que dará continuidade à mensagem na CCJ“, afirmou o parlamentar.

Indagado se considera que Zanin é uma escolha adequada para o Supremo Tribunal Federal, Pacheco respondeu afirmativamente.

Alguém que possui as qualificações e os atributos para ser ministro do Supremo Tribunal Federal, e essa é uma avaliação que o colegiado do Senado terá a oportunidade de fazer“, afirmou.

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Davi Alcolumbre, deve nomear um relator responsável por apresentar um parecer sobre o indicado. Posteriormente, será estabelecida uma data para a sabatina de Zanin na CCJ e para a votação do parecer do relator.

Se aprovado na CCJ, o assunto será prontamente incluído na pauta do plenário do Senado, conforme informou Pacheco. “Nada ficará parado no Senado”, reforçou.

Para que o advogado Cristiano Zanin conquiste a vaga no Supremo, será necessário obter os votos de 41 dos 81 senadores da República.