Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
CPI da zona do euro cai 0,6%; em 12 meses, índice é de 2,4%

CPI da zona do euro cai 0,6%; em 12 meses, índice é de 2,4%

O CPI (inflação ao consumidor) da zona do euro ficou negativo em 0,6%, em novembro, depois de ficar em 0,1%, positivo, em outubro. Os dados foram divulgados na manhã desta terça-feira (19) pelo Eurostat, o escritório de estatísticas da União Europeia. No acumulado dos últimos 12 meses, o CPI da zona do euro ficou em 2,4%.

Depois do índice anualizado de 2,9% registrado em outubro, o CPI ficou mais próximo da meta de 2%, determinada pelo Banco Central Europeu (BCE), reforçada na semana passada pela decisão de manter as taxas de juros da região. Em julho, a inflação acumulada em um ano era de 5,5%, depois de passar dos dois dígitos ao longo de 2022.

No registro isolado, o CPI recuou nas principais economias da região. A taxa anualizada na Alemanha caiu de  3$ para 2,3%; na França, de 4,5% para 3,9%; e na Itália, de 1,8% para 0,6%. As maiores taxas isoladas são na Tchéquia, de 8% (ante 9,5% em outubro), e na Hungria, de 7,7% (9,6% em outubro).

Publicidade
Publicidade

O núcleo da inflação, que desconsidera os preços mais voláteis, como alimentos e combustíveis, também registrou deflação de 0,6%, depois de subir 0,2% em outubro. A taxa anualizada caiu de 4,2% para 3,6%.

Você leu sobre os dados do CPI da zona do euro. Para saber mais sobre o impacto dos dados de inflação sobre os investimentos, faça seu cadastro gratuito na EQI Research e tenha acesso a relatórios exclusivos e recomendações feitas por analistas especializados.