Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Economia
CPI da zona do euro cai 0,6%; em 12 meses, índice é de 2,4%

CPI da zona do euro cai 0,6%; em 12 meses, índice é de 2,4%

Número anualizado se aproxima da meta de 2%, reiterada na semana passada pelo Banco Central Europeu ao manter taxas de juros

O CPI (inflação ao consumidor) da zona do euro ficou negativo em 0,6%, em novembro, depois de ficar em 0,1%, positivo, em outubro. Os dados foram divulgados na manhã desta terça-feira (19) pelo Eurostat, o escritório de estatísticas da União Europeia. No acumulado dos últimos 12 meses, o CPI da zona do euro ficou em 2,4%.

Depois do índice anualizado de 2,9% registrado em outubro, o CPI ficou mais próximo da meta de 2%, determinada pelo Banco Central Europeu (BCE), reforçada na semana passada pela decisão de manter as taxas de juros da região. Em julho, a inflação acumulada em um ano era de 5,5%, depois de passar dos dois dígitos ao longo de 2022.

No registro isolado, o CPI recuou nas principais economias da região. A taxa anualizada na Alemanha caiu de  3$ para 2,3%; na França, de 4,5% para 3,9%; e na Itália, de 1,8% para 0,6%. As maiores taxas isoladas são na Tchéquia, de 8% (ante 9,5% em outubro), e na Hungria, de 7,7% (9,6% em outubro).

Publicidade
Publicidade

O núcleo da inflação, que desconsidera os preços mais voláteis, como alimentos e combustíveis, também registrou deflação de 0,6%, depois de subir 0,2% em outubro. A taxa anualizada caiu de 4,2% para 3,6%.

Você leu sobre os dados do CPI da zona do euro. Para saber mais sobre o impacto dos dados de inflação sobre os investimentos, faça seu cadastro gratuito na EQI Research e tenha acesso a relatórios exclusivos e recomendações feitas por analistas especializados.