O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) lançou nesta quarta-feira (16) uma ferramenta no Brasil, que permitirá consulta a investimentos no país e no mundo. A plataforma, chamada InvestVis, oferece uma interface para a análise de informações sobre fluxos e estoques de investimentos de longo prazo, com dados históricos disponíveis desde o início das séries temporais.
A InvestVis consolida informações provenientes de fontes primárias importantes, como a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad), o International Trade Centre (ITC) e o Banco Central do Brasil (BCB). A atualização da plataforma dependerá da disponibilidade e atualização dessas bases de dados.
Com uma interface de visualização personalizável, os usuários podem explorar dados complexos de forma simples, ajustando filtros como período de análise, países de interesse e até detalhando investimentos por estado e cidade. Além disso, a plataforma permite consultar tanto os fluxos atuais quanto os estoques acumulados dos investimentos ao longo do tempo.
Consulta a investimentos: plataforma guiará ações
De acordo com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, a plataforma será uma ferramenta valiosa para guiar tanto as ações do governo quanto da iniciativa privada, visando a ampliação dos investimentos no Brasil.
“O InvestVis será muito útil tanto para direcionar ações do Poder Público quanto da iniciativa privada para que sigamos ampliando os investimentos no Brasil”, afirmou Alckmin.
A secretária executiva da Camex (Câmara de Comércio Exterior), Marcela Carvalho, destacou a inovação da plataforma. “Embora os dados de Investimento Estrangeiro Direto sejam públicos, a utilização desses dados não é trivial para a maioria dos usuários. Com a consolidação dos dados em um único lugar, e a simplificação do acesso e visualização, espera-se que essas informações sejam muito mais disseminadas, permitindo seu uso para aprimorar políticas públicas e decisões do setor privado”, explicou Carvalho.
Você leu sobre consulta a investimentos. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!