Ao lado do ouro, que tem subido por questões geopolíticas – ao lado da fraqueza do dólar – a prata também tem disparado. Em 2025, a prata saltou 138%, o melhor desempenho anual em 46 anos.
Atualmente, os preços da prata estão passando por “oscilações extremas”, e espera-se que essas oscilações continuem, de acordo com a analista Lina Thomas, da Goldman Sachs Research.
Segundo o GS, a prata subiu quando o renovado interesse dos investidores coincidiu com a liquidez restrita em Londres. Isso ocorreu depois que a possibilidade de tarifas americanas sobre o metal levou os negociadores a transferir prata de Londres para Nova York.
“A consequente redução nos estoques de Londres, onde os preços globais do metal são definidos, apertou o mercado, amplificando cada onda de demanda dos investidores e impulsionando oscilações extremas de preços”, ressalta Thomas.
Segundo ele, se os EUA não impuserem tarifas este ano, os negociadores poderão retornar sua prata para Londres e os preços poderão cair à medida que a liquidez em Londres se recuperar. “Ainda consideramos improvável a imposição de tarifas americanas sobre a prata”, escreve Thomas.
Por fim, embora este seja um risco significativo de queda para os preços, o Goldman Sachs acredita que há uma boa chance de os negociadores manterem suas reservas de prata em Nova York. Foi o que aconteceu durante um episódio semelhante envolvendo o ouro no ano passado.
O resultado: volatilidade. “Esperamos que as oscilações extremas de preços persistam, tanto para cima quanto para baixo, e aconselhamos os clientes avessos à volatilidade a permanecerem cautelosos”, opina Thomas.
Como comprar?
Segundo Nicolas Merola, analista da EQI Research, há quatro principais maneiras de se investir na prata:
- comprar prata física
- comprar um BDR de um ETF de prata nos EUA: BSLV39 – IShares Silver Trust ETF BDR;
- comprar um ETF de prata diretamente no exterior – SLV – IShares Silver Trust
- comprar um BDR de empresas mineradoras de prata: BSIL39 – Global X Silver Miners ETF BDR
Quer um guia completo sobre como investir em 2026? Clique aqui para receber as melhores alternativas neste relatório gratuito e exclusivo da EQI+.






