Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Caixa conclui distribuição de lucros do FGTS

Caixa conclui distribuição de lucros do FGTS

A Caixa Econômica Federal é o segundo banco público do Brasil, ficando atrás apenas do Banco do Brasil. Ela foi fundada em 10 de abril de 1976 – o BB em 12 de outubro de 1808 – e conclui no domingo (30) a distribuição de lucros do FGTS.

Trata-se do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e o movimento diz respeito à movimentação do ano de 2022. Foram distribuídos, ao todo, R$ 12,7 bilhões em créditos, beneficiando 217,7 milhões de contas de 132 milhões de trabalhadores que tinham saldo em 31 de dezembro de 2022.

De acordo com a instituição financeira, a distribuição dos créditos foi aprovada no dia 25 de julho pelo Conselho Curador do FGTS, e os ganhos foram divididos proporcionalmente entre os cotistas. Quanto maior o saldo da conta, maior o valor recebido. Quem tiver mais de uma conta receberá crédito em todas elas, respeitando a proporcionalidade do saldo.

Também traz que a distribuição de resultados foi antecipada em 31 dias, uma vez que a legislação colocava como prazo final o dia 31 de agosto, e acrescenta que o depósito é feito na conta de FGTS do trabalhador, mas ele só poderá sacá-lo nos casos previstos pela legislação – como compra de imóvel, desastres naturais, doenças graves, aposentadoria e aniversário de 70 anos.

De acordo com a Agência Brasil, a consulta sobre o recebimento dos lucros na conta do fundo pode ser feita por meio do aplicativo do FGTS, disponível para smartphones e tablets dos sistemas Android e iOS. Quem não puder fazer a consulta pela internet pode pedir o extrato no balcão de atendimento de qualquer agência da Caixa.

Publicidade
Publicidade

Distribuição de lucros do FGTS

O banco público explica que a distribuição dos resultados aumenta a rentabilidade do FGTS “para além da remuneração mensal”, que tem por base a taxa de referência (TR, que está em 0,215 ao mês; e 2,16% ao ano), mais 3% ao ano.

“Com a distribuição dos resultados, a rentabilidade do FGTS em 2022 alcançou 7,09%, ficando acima, portanto, da inflação registrada no mesmo período, que foi de 5,79%”, informou a Caixa.

Já a Agência Brasil informa que a situação é bem diferente da do último ano. Em 2022, o FGTS tinha rendido 5,83%, contra inflação oficial de 10,06% em 2021. De acordo com o banco, a distribuição concluída neste domingo foi feita sem comprometer os investimentos em programas habitacionais, saneamento básico e infraestrutura urbana.

  • VOCÊ LEU SOBRE A DISTRIBUIÇÃO DE LUCROS DO FGTS E PODE APLICAR ESSE DINHEIRO COM ASSERTIVIDADE; SAIBA MAIS