Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Caged de janeiro registra saldo positivo de 83 mil vagas

Caged de janeiro registra saldo positivo de 83 mil vagas

O Brasil teve saldo positivo de 83.297 empregos formais em janeiro de 2023, segundo os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados nesta quinta-feira (9) pelo Ministério do Trabalho. Os dados do Caged de janeiro registraram 1.874.226 admissões e 1.790.929 desligamentos.

Dados do Caged - saldo de vagas nos últimos 12 meses
Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego

O resultado mostra uma leve recuperação do mercado de trabalho, após o fechamento de 431 mil vagas nos dados do Caged de dezembro. O número de admissões subiu 33,7%, enquanto os desligamentos caíram 2,78%

Dados do Caged - admissões nos últimos 12 meses
Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego
Dados do Caged - desligamentos nos últimos 12 meses
Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego

O Caged contém apenas os dados de empregos formais, compilados pelo Ministério do Trabalho a partir de informações fornecidas pelas próprias empresas por meios eletrônicos. O estoque de vagas, que é o total de empregos formais, ficou em 42.527.722 vínculos, uma variação positiva de 0,20% em relação a dezembro.

O salário médio de admissão em janeiro foi de R$ 2.012,78, aumento real de 4,62% em relação a dezembro, puxado principalmente pelo reajuste do salário mínimo, que passou a valer em 1º de janeiro.

  • Baixe agora mesmo o e-book “Marcação na curva x marcação a mercado: o que muda na renda fixa”.

Caged de janeiro: dados setoriais

O setor de serviços deu a maior contribuição para o saldo positivo, com a criação de 40.686 vagas, distribuídas principalmente entre os subsetores de Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas e de Administração pública, defesa e seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais, que juntos somaram quase 90% desse número.

Os demais setores também tiveram saldo positivo, à exceção do comércio. Veja abaixo os números:

  • Serviços: +40.686
  • Construção civil: +38.965
  • Indústria geral: +34.023
  • Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura: +23.147
  • Comércio; -53.524
Dados do Caged de janeiro por divisão setorial
Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego

Caged de janeiro: dados regionais

Na divisão por regiões do país, três regiões tiveram saldo positivo na criação de vagas, enquanto duas registraram fechamento de empregos:

  • Sul: +32.169 (+0,41%)
  • Centro-Oeste: +27.352 (+0,74%)
  • Sudeste: +18.778 (+0,09%)
  • Nordeste: -13 (0,00%);
  • Norte: -482 postos (-0,02%)

Na contagem isolada por Estado, destacou-se São Paulo, com saldo positivo de 18.663 postos (+0,14%), praticamente todo o crescimento da região Sudeste. Na outra ponta, a Paraíba teve queda de 1.717 vagas (-0,38%).

Tá, e aí?

O economista-chefe da EQI Asset, Stephan F. Kautz, afirma que os dados positivos vieram acima do esperado pelo consenso do mercado, mas confirmam a projeção de que o mercado de trabalho deve ficar menos aquecido neste ano em relação a 2022.

“Nós temos a projeção de um aumento de 600 mil vagas até o fim do ano. Esse número veio um pouco acima, mas acredito que o mercado segue como esperamos, mais lento do que no ano passado, acompanhando o crescimento do PIB, que deve ser menor também”, disse o analista. As projeções da EQI Asset para o crescimento do PIB em 2023 são de 1,5%, contra 2,8% em 2022.

Ele destacou ainda que, embora o setor de serviços tenha tido o melhor desempenho no Caged de janeiro, o resultado vem mais fraco do que o mesmo setor apresentava no ano passado. “Foi o setor que puxou a alta do PIB no primeiro semestre de 2022 e vem desacelerando desde o ano passado, como mostram os números do Caged, um crescimento bem mais lento”, explicou Kautz.

Ouça o comentário completo abaixo.

Quer investir com assertividade e compreender o impacto dos dados do Caged de janeiro na economia e no mercado financeiro? Preencha este formulário e um assessor da EQI Investimentos vai entrar em contato para tirar suas dúvidas.