Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Cade aprova venda da Gaspetro para Compass

Cade aprova venda da Gaspetro para Compass

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) aprovou, sem restrições, a venda da participação da Petrobras (PETR3; PETR4) na Gaspetro para a Compass. A fatia da petroleira na companhia de gás natural a ser repassada é de 51%.

Segundo matéria do jornal Valor Econômico, quatro conselheiros votaram pela aprovação sem restrições enquanto outros três votaram pela aprovação com ressalvas. A Gaspetro, enquanto subsidiária da Petrobras, é sócia da maior parte das distribuidoras estaduais de gás natural no país. A outra sócia na empresa é a japonesa Mitsui.

Reprodução: Gaspetro

Essa venda se dá no âmbito do processo chamado de desverticalização da Petrobras, ou seja, da saída da companhia de participações relevantes no setor de gás natural. O objetivo é promover uma abertura maior desse mercado. Em 2019, foi assinado um acordo com o CADE para promover essa abertura.

Gaspetro: participação em 18 distribuidoras de gás

Atualmente, a Gaspetro tem participação em 18 das 27 distribuidoras estaduais de gás. Isto só não ocorre no Rio de Janeiro, cuja distribuidora é a Naturgy – controlada pela empresa espanhola de mesmo nome – e em São Paulo, que possui distribuidoras, tendo a Comgás – de controle da Cosan (CSAN3).

A ideia, segundo a publicação, à época do acordo, era vender a participação em pelo menos 12 das 18 distribuidoras nas quais a Gaspetro detém fatia.

Publicidade
Publicidade

Quer saber mais sobre o Gaspetro e como investir melhor? Preencha o cadastro que um assessor da EQI Investimentos irá entrar em contato.