Relatório do banco BTG Pactual (BPAC11) informou que vê uma recuperação no fluxo de pesdestres nos shoppings administrados pela Multiplan (MULT3). Embora ainda estejam abaixo dos números pré-pandemia.
Dados do quarto trimestre, mostraram que os fluxo de visitantes ficou 11,3% abaixo do mesmo período de 2019. Porém, no 4TRI21, 58% dos visitantes passaram mais de 1 hora nos shoppings, ante uma taxa de 56% no 4T19.
“Esperamos que os investidores apreciem os resultados operacionais da Multiplan no 4T21, que também podem ser vistos como uma proxy para outras operadoras de shoppings premium”, apontou relatório BTG.
Para o banco, estes tipo de shoppings, devem superar os ativos de classe B, uma vez que a renda disponível dos consumidores está diminuindo. Com isso, os shoppings parecem prontos para desfrutar de uma boa recuperação em sua receita em 2022, e o valuation pode ser mais atraente, segundo o banco. “Mantemos nosso rating Neutro na Multiplan devido aos seus múltiplos mais elevados versus os pares”, informa outro trecho.
BTG (BPAC11): aluguéis sobem no 4TRI21
Outro dado destacado no relatório foi o aluguel das lojas. Este teve um crescimento de 41,4% frente ao último trimestre de 2019, com a Multiplan (MULT3) repassando a inflação do IGP-M para os aluguéis e reduzindo os descontos concedidos durante a pandemia.
Com isso, os custos de ocupação dos lojistas subiram para 12,7% das vendas dos lojistas no 4T21. Este é considerado o nível mais alto para um 4T21. No restante, a taxa de vacância do portfólio da Multiplan encerrou o período apurado em 4,7%, o que também é considerado uma notícia positiva.
Vendas crescem 8,1% em relação ao peródo pré-covid
As vendas de shoppings cresceram 8,1% em relação ao 4T19, pré-Covid. Enquanto as vendas nas mesmas lojas ficaram 10,3% acima dos níveis do 4T19. Por segmento, o BTG destaca que as vendas de vestuário foram o setor com melhor desempenho (Same Stores Sales – SSS de 19% vs. 4T19), seguido por restaurantes (SSS 12,5%), enquanto os de baixo desempenho foram home & office (ainda em queda 10,8% vs. 4T9); e serviços (SSS com queda de 4,6%).