O ex-presidente Jair Bolsonaro saiu em defesa do tarifaço de Trump e aproveitou para criticar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em uma publicação nas redes sociais, Bolsonaro declarou: “Uma eventual guerra comercial com os EUA não é uma estratégia inteligente e que preserva os interesses do povo brasileiro”.
Críticas à política comercial de Lula
Bolsonaro sugeriu que a melhor resposta à tarifação recíproca dos EUA seria uma mudança de postura do governo brasileiro em relação às taxas de importação. “A única resposta razoável à tarifação recíproca dos EUA é o governo Lula extinguir a mentalidade socialista que impõe grandes tarifas aos produtos americanos, inviabilizando o povo brasileiro de ter acesso a produtos de qualidade mais baratos”, afirmou.
O ex-presidente também minimizou a decisão de Trump, afirmando que o republicano “está apenas protegendo o seu país deste vírus socialista”. Para Bolsonaro, “dobrar a aposta e escalar a crise” com o segundo maior parceiro comercial do Brasil “não é uma resposta sábia”.
Diplomacia como estratégia?
Bolsonaro destacou que, durante seu governo, evitou tarifas sobre o aço brasileiro por meio do diálogo com Trump. “Eu apostei na diplomacia, não no conflito”, disse.
Ele afirmou que as tarifas sobre o aço “não foram aplicadas ao produto brasileiro graças ao diálogo” com Trump. Ele também ressaltou que sua gestão “reduziu tributos de mais de 4 mil itens, resultando em arrecadação recorde aos cofres públicos”.
Você leu sobre Bolsonaro e Tarifaço de Trump. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!