O boletim Macrofiscal, divulgado nesta terça-feira (21) pela Secretaria de Política Econômica (SPE), do Ministério da Fazenda, reduziu a projeção do Produto Interno Bruto (PIB), de 3,2% para 3%.
De acordo com informações do ministério, essa revisão ocorreu por conta da estimativa de crescimento zero do PIB no 2TRI23 contra projeção anterior de 0,1%. Assim como este ano, a projeção de crescimento também caiu: passou de 2,3% para 2,2%.
No entanto, a atividade econômica deve crescer para o último trimestre do ano, conforme prevê o ministério da Fazenda. Isto ocorre graças a alguns segmentos suscetíveis ao aumento da renda real do trabalhador e das melhorias do acesso ao crédito.
Boletim Macrofiscal: inflação também tem projeção revisada para baixo
Por outro lado, o documento divulgado pela SPE revelou que a projeção de inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) recuou, passando de 4,85% para 4,66% ao fim deste ano, ficando pouco abaixo da meta estabelecida pelao Conselho Monetário Nacional (CMN), que é de 3,25%.
O departamento do ministério informou que a desinflação ocorreu de forma mais intensa do que projetada antes, principalmente levando em conta que os componentes subjacentes – que exclui preços de energia e alimentos – seguiu no sentido dentro do intervalo proposto pelo regime de metas, conforme divulgado pelo boletim Macrofiscal.