Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Biden usa perdão presidencial em favor do filho

Biden usa perdão presidencial em favor do filho

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, concedeu no domingo (1) um perdão presidencial a seu filho, Hunter Biden, de 54 anos, que enfrenta dois processos criminais na Justiça americana, apesar de ter afirmado repetidamente que não interviria nos problemas legais do filho.

O perdão presidencial livra Hunter de uma possível sentença de prisão tanto no caso de compra ilegal de uma arma quanto no de sonegação de impostos, crimes pelos quais já havia sido condenado.

Biden justificou a decisão, alegando que as acusações tinham motivação política e visavam prejudicá-lo. “Esses casos só ganharam destaque depois que vários de meus opositores no Congresso os levantaram como parte de uma estratégia para me atacar e impedir minha reeleição”, declarou.

Biden e perdão presidencial abrangente

O anúncio ocorreu poucas semanas antes de Hunter receber sua sentença e a menos de dois meses da posse de Donald Trump, presidente eleito, que retornará à Casa Branca em 20 de janeiro.

O perdão dado por Biden não se limita às acusações de armas e impostos, abrangendo também qualquer outro “crime contra os Estados Unidos que Hunter tenha cometido, possa ter cometido ou participado no período de 1 de janeiro de 2014 a 1 de dezembro de 2024”.

Publicidade
Publicidade

Segundo o The New York Times, o aspecto mais notável do perdão é a inclusão de possíveis crimes não especificados, especialmente diante das suspeitas de que Hunter tenha recebido dinheiro de agentes estrangeiros para influenciar decisões do governo americano.

Rivalidade política e controvérsias

Em junho, Biden havia descartado categoricamente a possibilidade de conceder um perdão ao filho, afirmando durante o julgamento do caso de armas em Delaware: “Eu respeito a decisão do júri. Não vou perdoá-lo”.

Donald Trump criticou a decisão de Biden em sua rede social, Truth Social, classificando-a como “um abuso de poder e um erro judicial”. Ele ainda sugeriu que, quando reassumir a presidência, poderá perdoar alguns dos envolvidos na invasão do Capitólio em 6 de janeiro de 2021.

Hunter Biden enfrentou anos de problemas graves com drogas, mas recentemente conseguiu se reabilitar. Apesar disso, seus problemas pessoais foram usados por adversários políticos para atacar o presidente. Em uma audiência no Congresso, legisladores chegaram a exibir imagens comprometedoras de Hunter para tentar enfraquecer Biden.

O que é o perdão presidencial?

Presidentes americanos têm ampla autoridade para conceder indultos, e muitos já usaram esse poder em benefício de aliados ou familiares.

Bill Clinton, por exemplo, perdoou seu meio-irmão Roger Clinton, acusado de tráfico e posse de cocaína.

Donald Trump concedeu indulto ao ex-assessor Steve Bannon por desvios de fundos e ao pai de seu genro, Charles Kushner, condenado por evasão fiscal e outros crimes. Trump anunciou que Kushner será o novo embaixador dos EUA na França, a partir de sua posse.

Você leu sobre Biden e o perdão presidencial ao filho.  Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!