Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
B3 lança novo índice de renda fixa baseado em debêntures

B3 lança novo índice de renda fixa baseado em debêntures

A B3 ($B3SA3), a bolsa de valores do Brasil, anunciou o lançamento do Índice de Debêntures Ultra Qualidade IPCA B3 (IDEB Ultra IPCA B3). O novo referencial acompanha o desempenho das debêntures incentivadas com remuneração baseada no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mais um spread. O objetivo é ampliar as opções para investidores e fortalecer o mercado de renda fixa no país.

Expansão do mercado de debêntures incentivadas

As debêntures incentivadas são títulos de dívida emitidos por empresas para financiar projetos de infraestrutura, abrangendo setores como iluminação, mobilidade urbana e saneamento básico. Um dos principais atrativos desse tipo de investimento é a isenção ou redução do Imposto de Renda sobre os rendimentos, conforme estabelecido na Lei 12.431/2011.

A composição do IDEB Ultra IPCA B3 inclui apenas debêntures precificadas pela Bolsa e elegíveis para serem aceitas como depósito em garantia na Câmara B3. Ficam de fora as debêntures perpétuas, conversíveis e permutáveis, bem como títulos emitidos por empresas ligadas ao grupo econômico da B3 ou em situação de recuperação judicial ou extrajudicial.

Critérios de seleção e composição da carteira

Inicialmente, a carteira do novo índice será composta por 20 ativos de 13 emissores diferentes. Para serem incluídas no IDEB Ultra IPCA B3, as debêntures precisam atender a requisitos como:

  • Estar entre os ativos elegíveis para depósito em garantia, conforme avaliação da equipe de riscos da Bolsa de Valores;
  • Ter remuneração composta por IPCA + spread;
  • Ser incentivadas, garantindo benefícios fiscais aos investidores;
  • Cumprir a agenda de eventos financeiros;
  • Possuir vencimento superior a um mês na data de rebalanceamento.

O IDEB Ultra IPCA B3 é um índice de Retorno Total, com carteira teórica de prazo médio superior a 720 dias corridos e rebalanceamento mensal. Os títulos são ponderados pelo valor de mercado, considerando as quantidades disponíveis ao longo de sua vigência.

Publicidade
Publicidade

B3 reforça estratégia no segmento de renda fixa

Com esse lançamento, a B3 amplia sua presença no mercado de renda fixa e oferece novas ferramentas para investidores e gestores de carteiras. Segundo Ricardo Cavalheiro, superintendente de Índices da Bolsa, a iniciativa faz parte de uma estratégia maior de expansão: “Estamos atentos às oportunidades no segmento de renda fixa e também às demandas dos clientes para a ampliação de portfólio. Neste ano lançamos o primeiro índice de debêntures e queremos viabilizar o desenvolvimento de novos índices de renda fixa que poderão ser utilizados na criação de novos produtos para os investidores.”

Apenas em 2024, a B3 lançou sete novos índices, seis deles derivados do Ibovespa. A criação do IDEB Ultra IPCA B3 reforça a posição da bolsa como principal provedora de índices do país e amplia as oportunidades para investidores interessados no mercado de renda fixa.

Você leu sobre B3. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!