Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Antecedente de Emprego cai para 81,8 pontos em dezembro, diz FGV

Antecedente de Emprego cai para 81,8 pontos em dezembro, diz FGV

O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) caiu 1,2 ponto em dezembro, para 81,8 pontos. Este foi o segundo mês consecutivo de queda. Em médias móveis trimestrais, o IAEmp recuou 1,7 ponto, para 84,0 pontos.

Em novembro, o índice havia caído 4,1 pontos, para 83 pontos.

Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV). De acordo com a pesquisa, o patamar de dezembro é o menor desde abril. E encerra o ano confirmando a tendência de queda iniciada meses antes.

Antecedente do emprego

Antecedente de emprego sofre com desaceleração da economia

Rodolpho Tobler, economista do Ibre/FGV, disse que a desaceleração da economia no final de 2021, observada nos principais setores, parece ser o principal fator para esse resultado. Já que a pandemia, neste momento, parece controlada.

Publicidade
Publicidade

“Para os primeiros meses de 2022, é difícil vislumbrar um cenário muito favorável para o mercado de trabalho. Considerando o frágil ambiente macroeconômico que deve persistir no curto prazo”, afirma ele.

Destaques

Em dezembro, cinco dos sete componentes do IAEmp contribuíram negativamente para o resultado. Os destaques foram os indicadores de Situação Atual dos Negócios da Indústria, que recuou 7,0 pontos na margem e o de Tendências dos Negócios de Serviços, que caiu 3,0 pontos, também na margem.

Já os dois componentes que subiram foram indicadores de Situação Atual dos Negócios de Serviços e o de Emprego Previsto da Indústria, com variações de 2,5 e 2,2 pontos respectivamente.