A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definiu nesta sexta-feira (27) a adoção da bandeira tarifária verde para o mês de janeiro. Dessa forma, os consumidores de energia elétrica não terão custo extra nas contas de energia.
A bandeira tarifária permaneceu verde de abril de 2022 até julho de 2024. A boa notícia se repetiu em dezembro de 2024 e será mantida em janeiro de 2025 devido a permanência das condições favoráveis de geração de energia no País.
Com a chegada do período chuvoso, melhoram os níveis dos reservatórios e aumenta-se a geração das usinas hidrelétricas. Dessa forma, se aciona menos empreendimentos com energia mais cara, como é o caso das usinas termelétricas.
Em dezembro, a bandeira que vigorou para o mês também havia sido a verde, deixando-se de cobrar o adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos.
Método de bandeira tarifária completa 10 anos em 2025
Lançado pela agência reguladora em 2015 – completando 10 anos de sua adoção no ano que vem – o sistema de bandeiras tarifárias é considerada uma importante ferramenta de transparência que permite aos consumidores acompanharem, mês a mês, as condições de geração de energia no País.
A Aneel reforça que, mesmo que as condições de geração sejam favoráveis, é necessário continuar com hábitos de consumo consciente para evitar desperdícios e contribuir para a sustentabilidade do setor elétrico.
Você leu sobre bandeira tarifária. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!