12 Out 2021 às 10:00 · Última atualização: 12 Out 2021 · 4 min leitura
12 Out 2021 às 10:00 · 4 min leitura
Última atualização: 12 Out 2021
Neste Dia da Criança, que tal curtir um programa em família e, ao mesmo tempo, ensinar finanças pessoais aos filhos?
Uma ótima dica é a série animada Clube Secreto dos Milionários (no original, Secret Millionaires Club), disponível no Youtube. A série apresenta o megainvestidor Warren Buffett como mentor para um grupo de crianças, orientando-as em diversas situações do dia a dia relacionadas a negócios e finanças.
A seguir, saiba mais sobre os ensinamentos da série e conheça algumas dicas de Buffett sobre o que é preciso para ter sucesso desde cedo nos negócios.
A série mostra como Buffett, o mentor secreto, orienta Radley, Elena, David, Lisa e seu robô Starty frente a várias situações práticas envolvendo finanças.
Ao todo, são vinte e seis episódios que mostram diferentes contextos, relacionados a situações que exigem estratégias das crianças. Por exemplo, como elas podem ajudar determinado comerciante da região que tem dificuldades com os clientes? De que maneira conseguir dinheiro para comprar o que desejam? E assim por diante.
Mas os ensinamentos de Buffett às crianças não se resumem a orientações sobre questões financeiras. Além disso, a séria aborda valores familiares e éticos, e a importância da responsabilidade sobre os próprios atos. À medida que assimilam esses valores, as crianças tornam-se responsáveis e entendem o quanto é importante investirem em si mesmas.
O episódio abaixo fala sobre o trabalho em equipe:
Inspirado na série Clube Secreto dos Milionários, foi lançado em 2015 o livro How To Start Your Very First Business (ou “Como começar seu próprio negócio”). A obra complementa a iniciativa de Buffett no sentido de orientar crianças e jovens empreendedores a terem sucesso em suas finanças.
A seguir, confira algumas das dicas do livro:
Mesmo que a sua ideia seja grande, comece pequeno se não tiver todos os recursos necessários. Um negócio pequeno é um excelente laboratório, que pode preparar para voos mais altos e ousados.
Se não dá para iniciar com um restaurante, uma alternativa pode ser cozinhar em casa e montar uma tele-entrega, por exemplo.
Se você quer ter sucesso nos negócios, ouça sempre o que os clientes têm a dizer.
No livro, Buffett dá um exemplo muito comum que ocorre em países frios. Nesse sentido, quem trabalha limpando a neve das ruas, deve estar sempre de olho na previsão do tempo. Dessa forma, quando chegarem as nevascas, o serviço já estará agendado.
Desde que, é claro, você tenha foco e disciplina para buscar informações e aprender. Por isso, busque informações, pergunte, assista aulas, mantenha-se atualizado sempre. Nas palavras de Buffett, “quanto mais você aprende, mais você ganha.”
Poucas pessoas conseguem abrir um negócio sem precisar de ninguém. Diferentemente do que muitos pensam, precisar de auxílio – seja material ou um simples aconselhamento – não é nenhum demérito. Ao contrário, quando você encontra alguém que pode ajudar, precisará convencer essa pessoa a fazê-lo. Esse já é um bom teste para a sua capacidade de negociação.
Mesmo quem não é empreendedor sabe que não é nada fácil começar um negócio. Por isso, é muito importante estar preparado para momentos menos favoráveis. Nem todas as ideias ou estratégias darão certo. Quando uma falha acontecer, é preciso ter a tranquilidade de reprogramar.
É preciso ser sempre muito claro em relação ao que se pode entregar ao cliente. Isso porque falsas promessas rapidamente comprometem a reputação e levam o negócio ao descrédito.
Por isso, seja sempre honesto com os clientes e, se falhar, trate de reparar rapidamente o seu erro.
Veja como é fácil ensinar finanças pessoais aos filhos de forma lúdica e divertida. Para mais dicas sobre educação financeira, dê uma olhada no link abaixo!