Ações
arrow-bc
Notícias
arrow-bc
Cade aprova venda da Gaspetro para Compass

Cade aprova venda da Gaspetro para Compass

Matheus Gagliano

Matheus Gagliano

22 Jun 2022 às 16:20 · Última atualização: 22 Jun 2022 · 2 min leitura

Matheus Gagliano

22 Jun 2022 às 16:20 · 2 min leitura
Última atualização: 22 Jun 2022

Gaspetro

Pixabay

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) aprovou, sem restrições, a venda da participação da Petrobras (PETR3; PETR4) na Gaspetro para a Compass. A fatia da petroleira na companhia de gás natural a ser repassada é de 51%.

Segundo matéria do jornal Valor Econômico, quatro conselheiros votaram pela aprovação sem restrições enquanto outros três votaram pela aprovação com ressalvas. A Gaspetro, enquanto subsidiária da Petrobras, é sócia da maior parte das distribuidoras estaduais de gás natural no país. A outra sócia na empresa é a japonesa Mitsui.

Reprodução: Gaspetro

Essa venda se dá no âmbito do processo chamado de desverticalização da Petrobras, ou seja, da saída da companhia de participações relevantes no setor de gás natural. O objetivo é promover uma abertura maior desse mercado. Em 2019, foi assinado um acordo com o CADE para promover essa abertura.

Gaspetro: participação em 18 distribuidoras de gás

Atualmente, a Gaspetro tem participação em 18 das 27 distribuidoras estaduais de gás. Isto só não ocorre no Rio de Janeiro, cuja distribuidora é a Naturgy – controlada pela empresa espanhola de mesmo nome – e em São Paulo, que possui distribuidoras, tendo a Comgás – de controle da Cosan (CSAN3).

A ideia, segundo a publicação, à época do acordo, era vender a participação em pelo menos 12 das 18 distribuidoras nas quais a Gaspetro detém fatia.

Quer saber mais sobre o Gaspetro e como investir melhor? Preencha o cadastro que um assessor da EQI Investimentos irá entrar em contato.

A retomada das Criptos?
newsletter
Receba informações exclusivas em seu email

Últimas notícias