O BTG (BPAC11) avaliou a atuação da PetroRio (PRIO3), após divulgação de números operacionais referentes ao mês de março e ao primeiro trimestre de 2022. O banco de investimentos manteve a sua recomendação de compra de ações, ao preço-alvo de R$ 47.
A empresa registrou menores números em sua produção mensal, devido aos impactos no cluster Polvo + TBMT e no campo de Frade. Ao todo, a PetroRio contabilizou queda de 2% m/m para 35k boe/na produção.
A baixa produtividade no período não representou um entrave para a companhia, que anotou crescimento de 9% no trimestre, com o aumento de 17% na produção de Frade. Também houve expansão no volume de vendas, de 987k bbl em março para 2,8 mn bbl durante o trimestre.
BTG (BPAC11): queda na produção
De acordo com o BTG, a volatilidade no terceiro mês do ano não significa um grande obstáculo para investidores que apostam na PetroRio, já que a empresa opera com níveis normalizados.
“Além disso, é importante destacar que a empresa parece estar operando em níveis normalizados após lidar com “soluços” operacionais durante o 2S21. Por outro lado, os números do 1T22 reforçam o que tem sido um nível de produção bastante saudável, com produção trimestral recorde principalmente devido à produção de Frade, que aumentou 17% t/t após produção abaixo do
ideal no 4T21. O cluster Polvo+TBMT também contribuiu para maiores números consolidados no trimestre, uma vez que a produção continuou a crescer após o tieback.” informou trecho do relatório.
Por outro lado, a PetroRio relatou queda de 27% t/t para 2,8 milhões de barris no número de vendas no 1TRI22. Esta dificuldade é oriunda de dois fatores: offtakes de 135% no 4TRI21 e a política comercial da empresa.
A PetroRio anotou crescimento de 45% de vendas em sua base anual e desta forma, o BTG consegue prever melhora no preço do petróleo, o que compensará o menor volume que foi registrado no trimestre.
Estimativas
O relatório do banco de investimentos citou as campanhas de revitalização do campo de Frade nas próximas semanas e um maior desenvolvimento de Wahoo em seguida.
“Acreditamos que o primeiro é um importante gatilho para aumentar a produção do campo no curto prazo, enquanto o segundo é um
ativo fundamental para o crescimento da empresa no médio prazo. Vemos a PRIO como um valor escasso em nossa cobertura de petróleo & gás, combinando um histórico comprovado em campanhas de revitalização e potencial de crescimento inorgânico, todos alavancados por um ambiente de preço do petróleo atraente e um momento de lucros muito forte.” finalizou o BTG.
- Acesse também: PetroRio (PRIO3) tem resultado em linha com o esperado e BTG (BPAC11) recomenda compra