Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Analistas falam em recordes de 130 mil pontos em 2020. Como detectar as melhores ações?

Analistas falam em recordes de 130 mil pontos em 2020. Como detectar as melhores ações?

Uma das maiores belezas do mercado financeiro é a fragilidade perante os mais diversos fatores que o cercam, isto é, sua capacidade de mudar a todo momento. Desse modo, estar atento às notícias que dão dinâmica ao mercado acionário e se preparar para o ano de 2020 torna-se essencial. Nessa perspectiva, veja como se preparar para detectar as oportunidades de investimentos na bolsa, segundo o time de analistas da Eleven Financial.

Expectativas para 2020

Segundo a Eleven, a superação da marca de 111 mil pontos pelo Ibovespa confirma uma tendência de alta que dificilmente mudará no ano seguinte. Dessa forma, a expectativa do time é que haja uma valorização de cerca de 24% do nível atual até o fim de 2020, o que equivale a 138 mil pontos.

Além disso, as empresas de materiais básicos e e do setor de consumo devem contribuir para que o Ibovespa alcance novos recordes.

Ponto de vista dos profissionais

De acordo com Raphael Figueredo, sócio e analista da Eleven Financial, mesmo com a valorização de +26% em 2019, os gráficos ainda apontam para um potencial crescimento concomitante a uma tendência positiva para o principal índice acionário da bolsa brasileira — no longo prazo. Dessa forma, esse cenário aponta para melhores ações com base em uma análise correta e eficaz.

“Todos os dias analisamos um conjunto de ações com potencial, algumas delas estão fora do radar da maioria dos investidores e são nelas que concentro meus estudos, com o objetivo de detectar uma tendência e o melhor momento de comprar ou vender”, acrescenta Figueredo.

Publicidade
Publicidade

Somado a isso, Adeodato Netto, estrategista-chefe da Eleven Financial, conta que um estudo baseado na conjuntura macroeconômica, nos fundamentos das companhias abertas e associado ao gráfico do Ibovespa dolarizado, apontam para uma alta, cuja proteção central é equivalente aos 138 mil pontos em reais no ano que vem.

“Não é muito comum associar a análise fundamentalista com a análise técnica como fazemos aqui, mas decidimos ir contra tudo que existe hoje no mercado, unindo as duas escolas. É claro que nem tudo é ganho, mas há ótimos exemplos que estavam longe de ser óbvios para o mercado e capturamos de maneira muito eficiente e com grandes resultados”, acrescenta.

Contudo, Figueredo e Netto apontam de maneira unânime que não existe fórmula mágica. Assim sendo, investir em bolsa de valores exige paciência, disciplina e um método que aumente a sua chance de sucesso, segundo a dupla.