A WEG ($WEGE3) divulgou um lucro líquido de R$ 1,55 bilhão no primeiro trimestre de 2025 (1TRI25). O valor representa um aumento de 16,4% em comparação com o mesmo período do ano passado, reforçando a consistência da empresa em seu desempenho financeiro.
A receita líquida totalizou R$ 10,08 bilhões entre janeiro e março, alta expressiva de 25,5% na comparação anual.
Já o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) alcançou uma margem de 21,6%, representando aumento de 0,4 ponto percentual em relação ao mesmo indicador observado no primeiro trimestre de 2024.
De acordo com a administração da WEG, o desempenho positivo foi impulsionado especialmente pela “dinâmica positiva dos negócios de ciclo longo”, além da contribuição das aquisições realizadas recentemente – das marcas Marathon, Rotor e Cemp.
No mercado brasileiro, o crescimento da receita foi suportado principalmente pela área de Geração, Transmissão e Distribuição de Energia (GTD), com destaque para a concentração de negócios de geração solar no trimestre e a continuidade da entrega dos projetos de transmissão e distribuição (T&D).
Adicionalmente, a empresa reportou uma forte contribuição dos negócios de Motores Comerciais e Appliance (MCA) e Equipamentos Eletroeletrônicos Industriais (EEI) de ciclo curto, como motores elétricos de baixa tensão e produtos seriados de automação.
No mercado externo, a WEG apresentou bom desempenho da área de GTD, onde os negócios de transmissão e distribuição na América do Norte continuaram a mostrar evolução importante.
Na área de Equipamentos Eletroeletrônicos Industriais (EEI), a empresa registrou manutenção da demanda por seus produtos e serviços em segmentos estratégicos como óleo e gás e mineração.
“Apesar do momento de incerteza no cenário geopolítico atual, continuamos confiantes em nosso modelo de negócio, sustentado por uma visão de longo prazo, presença global e diversificação de produtos e soluções“, afirmou a empresa em sua mensagem da administração.
WEG: integração de aquisições e estratégia industrial
A WEG informou que segue com o plano de integração dos negócios recém-adquiridos das marcas Marathon, Rotor e Cemp. Embora essas operações ainda não operem nos mesmos patamares de eficiência das demais unidades da WEG, elas também contribuíram para o crescimento da receita no trimestre.
A companhia destacou ainda sua “forte estratégia industrial”, que aliada à constante busca por eficiência operacional, contribui para a entrega de margens operacionais sólidas e retorno sobre o capital investido superior à média da indústria.
“Essa combinação, somada à exposição a negócios com boas perspectivas de longo prazo, ajudam a mitigar riscos em momentos de oscilação“, concluiu a administração da empresa em seu comunicado.