Quem mexe com mercado financeiro obviamente já ouviu falar em valuation. Mas você sabe como ele é usado para avaliar o preço de uma ação?
Esse foi o tema do mais novo vídeo do canal da EQI no YouTube. O apresentador e empresário Luiz Razia recebeu Aline Cardoso, co-head da EQI Research.
Ambos bateram um papo bastante interessante, e pontuaram o que o investidor, principalmente iniciante, precisa saber sobre valuation.
O que é valuation?
Antes de tudo, é preciso explicar, para quem não sabe, o que é Valuation. E Razia foi cirúrgico em sua introdução.
“Valuation é utilizado no mundo do mercado financeiro para precificar uma ação a valor presente de uma projeção de valor futuro”.
Para quem ainda não entendeu, o empresário e apresentador da EQI no YouTube fez um complemento mais didático.
“Você projeta o valor que ela pode custar no futuro por meio do Valuation”.
Tipos de valuation
Razia introduziu sua convidada, Aline Cardoso, informando que há vários tipos de Valuation que podem ser feitos: Fluxo de caixa descontado, Múltiplos ou Dividendos. E, agora, você conhecerá um pouco sobre cada um.
Antes, porém, Aline Cardoso também fez questão de falar o quanto Valuation é importante em sua visão.
“Valuation é tudo. Ele consegue te dar o parâmetro, a base para você atribuir valor, seja em ação, câmbio ou qualquer tipo de ativo. É a base de tudo”.
Fluxo de caixa descontado
Segundo Aline, esse é o tipo mais comum de Valuation. “Quando começa a olhar para uma empresa, o mais fácil é olhar fluxo. Vale muito a pena saber como é o modelo de negócios da empresa e, principalmente, as variáveis que mais impactam esse fluxo de caixa”, pontuou.
“Tem que saber as premissas que mais impactam o Valuation: taxa de juros, capital de giro. Aí consegue saber as variáveis que mais impactam as empresas”, complementou.
De acordo com a especialista, tudo tem que ser colocado na conta: crescimento da empresa, receita, variação de capital de giro. E isso em uma projeção para os próximos 10 anos.
“Aí chega ao fluxo. Vai pegar a perpetuidade e traz o valor para o presente a uma taxa de desconto que você também define. Aí chega no target price”.
Múltiplos de mercado
Segundo Luiz Razia, o Valuation por meio de múltiplos de mercado é o popular “conta de padeiro”.
Aline Cardoso concordou, e simplificou a conta aplicada nesse tipo de variante.
“Pega o valor de mercado da empresa, divide pelo lucro naquele ano, e olha o resultado. Compara com outras do setor, como de varejo. Gosto de comparar ao longo do tempo, ou seja, o próprio histórico”.
Segundo Aline, ao olhar para o valor patrimonial, especificamente pontos como P/VPA ou EV/EBITDA, há algumas ressalvas.
“Muito legal para olhar shopping, banco. Ativos super líquidos. Se olhar os múltiplos e estiver barata demais, tem que cair para dentro dos números, em uma análise mais profunda”.
Dividend Yield
O último ponto abordado a respeito de como avaliar uma ação, o famoso Valuation, foi sobre o Dividend Yield, que já abordamos em outros conteúdos.
“É o dividendo pago naquele ano dividido pelo valor de mercado. Se der 10%, significa que vai levar 10 anos para pagar o valor de mercado daquela empresa.
Legal comparar esse múltiplo com juros longos, pois a pessoa está buscando renda”, concluiu Aline.
E aí: gostou do conteúdo? Então não perca mais tempo, inscreva-se no canal da EQI no YouTube, ative o sininho e fique por dentro de tudo o que rola no mercado financeiro.