Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Ações
Vale (VALE3) remove barragem em Nova Lima de condição crítica de segurança

Vale (VALE3) remove barragem em Nova Lima de condição crítica de segurança

A Vale (VALE3) removeu a barragem B3/B4 de condição crítica de segurança, conforme comunicado encaminhado ao mercado. De acordo com o documento, o ativo se localiza em Nova Lima (MG), e foi removida de condição crítica de segurança com a redução de seu nível de emergência de 3 para 2. Também disse que o avanço […]

A Vale (VALE3) removeu a barragem B3/B4 de condição crítica de segurança, conforme comunicado encaminhado ao mercado.

De acordo com o documento, o ativo se localiza em Nova Lima (MG), e foi removida de condição crítica de segurança com a redução de seu nível de emergência de 3 para 2.

Também disse que o avanço do processo de descaracterização da barragem, com a remoção de mais de 50% dos rejeitos, melhorou as condições de estabilidade da estrutura e possibilitou a redução do nível de emergência.

E acrescentou que a Zona de Autossalvamento (ZAS) da estrutura em nível 2 de emergência deve permanecer evacuada e a liberação de acessos à área de ZAS seguirá legislação e revisão dos órgãos competentes.

Já a descaracterização da barragem seguirá realizada por equipamentos operados remotamente e com previsão para conclusão em 2025.

Publicidade
Publicidade
Imagem mostra uma unidade de mineração.

Vale (VALE3) nível de emergência

Ainda de acordo com o documento, a Vale espera reduzir o nível de emergência para 1 até o final de

2023. A eliminação de estruturas a montante no Brasil é um dos principais compromissos da Vale.

Até 2022, 12 estruturas foram eliminadas, representando 40% do programa de descaracterização da Vale.

A redução de nível da barragem B3/B4 é um importante marco para a Vale e em linha com a expectativa de não ter nenhuma barragem em condição crítica de segurança (nível 3 de emergência) até 2025.

BHP

Em outro documento ao mercado, a Vale disse que foi arrolada em ação da BHP no Reino Unido, mas contesta medida, conforme comunicado encaminhado ao mercado.

De acordo com o documento, em 2 de dezembro de 2022 a BHP propôs uma medida de contribuição (contribution claim) contra a mineradora brasileira.

Entretanto, a Vale e seus consultores jurídicos considerarão cuidadosamente os detalhes da medida e apresentarão a sua resposta no tempo e modo adequados.

No entanto, a companhia não admite que esteja sujeita à jurisdição do Tribunal inglês e pretende contestar essa jurisdição, bem como a responsabilidade alegada em conexão com a Ação do Reino Unido.

Ibovespa

A ação VALE3 encerrou o dia 2 de dezembro de 2022 cotada em R$ 86,80.

  • Quer saber mais sobre a Vale (VALE3) e aprender a investir com assertividade? Clique aqui!