A Vale (VALE3) reiterou que ainda busca por potenciais parceiros para a Aliança Geração de Energia, uma joint venture criada em parceria com a Cemig (CMIG4), que tem como foco a geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis.
Em nota, a mineradora voltou a afirmar que, até o momento, não há nenhum acordo vinculante ou decisão concreta sobre quem será o futuro parceiro ou sobre a estrutura de capital que será adotada.
Essa comunicação da VALE3 surge em resposta a uma matéria publicada pelo jornal Valor Econômico, que sugeria possíveis avanços nas negociações. No entanto, a mineradora reafirmou que as conversas ainda estão em fase preliminar, sem qualquer decisão formalizada. A Aliança Geração é uma parte estratégica do portfólio da Vale, oferecendo energia para suas operações e contribuindo para a diversificação de seus negócios.
Vale (VALE3): maior investimentos em energias renováveis
A Vale, que enfrenta pressão para avançar em sua transição energética e redução de emissões de carbono, vê na busca por parceiros uma oportunidade para fortalecer a Aliança Geração e impulsionar investimentos em energias renováveis. A empresa destacou que continuará a manter o mercado informado sobre quaisquer desdobramentos relevantes, reforçando seu compromisso com a transparência no processo.

Em março, a companhia informou que assinou acordo com a empresa mineira para aquisição de 45% na Aliança Energia, uma empresa de capital fechado. O valor dessa transação é de R$ 2,7 bilhões.
Por sua vez, a Cemig informou que, do valor total da transação, serão abatidos dividendos e Juros sob o Capital Próprio distribuídos ou aprovados até o fechamento da operação. Adicionalmente, a Cemig GT fará jus a um valor adicional, correspondente a 45% dos valores das indenizações futuras que porventura sejam recebidas pela Aliança, relativo aos prejuízos advindos do evento relacionado à ruptura da barragem de rejeitos do Fundão (desastre de Mariana) envolvendo a Usina Hidrelétrica Risoleta Neves (Candonga), cujo valor de referência para fins do contrato é de R$ 223 milhões.
A Aliança Energia possui contratos de venda de energia de longo prazo, no ambiente de contratação livre (ACL) com as suas acionistas e no ambiente de contratação regulada (ACR) com distribuidoras de energia elétrica, o que permite uma receita estável e previsível para os próximos anos.
Você leu sobre Vale (VALE3). Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!