A Usiminas (USIM5) mudará controle acionário. Correspondência nesse sentido foi enviada pela Nippon Steel e Grupo Ternium (grupo T/T) na qual se propõem a comprar participação que hoje pertence ao Grupo NSC – que inclui Mitsubishi e Metal Corporation. Após concluída a transação, o novo grupo passará a deter 61,3% do capital social da empresa de siderúrgica. A transação está avaliada em R$ 686 milhões. A mudança foi aprovada pela Previdência Usiminas.
De acordo com fato relevante, considerando o desafiador ambiente de negócios em que a Usiminas está envolvida, NSC e Ternium compartilham o entendimento de que uma liderança mais forte por qualquer dos referidos acionistas se faz necessária para o crescimento ainda maior dos valores corporativos da Usiminas.
- Participe da Money Week 100 Dias de Governo – Os primeiros 100 dias de um novo governo têm impacto fundamental dentro de um mandato de quatro anos e nos seus investimentos. Faça sua inscrição!
Por isso, os acionistas acreditam que a formação de uma nova estrutura de governança em que a Nippon Steel e a Ternium, por terem uma rede mais extensa de negócios na América Latina, tenham um papel mais importante e que beneficiaria os interesses de todos os stakeholders da empresa.
Usiminas (USIM5) mudará controle acionário em compra de ações
De acordo com a proposta, o grupo T/T comprará da NSC 68.667.964 ações pelo valor unitário de R$ 10 e a conclusão desse acordo está condicionada às aprovações à esse tipo de negócio, incluindo a anuência do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Após o fechamento da operação, o Grupo T/T passará a deter uma participação relativa de aproximadamente 61,3% das Ações Vinculadas sujeitas ao Novo Acordo de Acionistas, enquanto o Grupo NSC e a PU passarão a deter cerca de 31,7% e 7,1% de tais Ações Vinculadas, respectivamente.
Em relação ao total de ações ordinárias de emissão da Usiminas, o Grupo NSC passará a deter cerca de 22,8% e o Grupo T/T passará a deter cerca de 49,5%. Após a conclusão, um novo acordo de acionistas será estabelecido e o novo grupo controlador passará a indicar a maioria dos membros do conselho de administração.
Já o grupo NSC passará a indicar o presidente do conselho, o diretor-presidente e mais quatro membros da diretoria.
Você leu que a Usiminas (USIM5) mudará controle acionário. Quer investir melhor e com assertividade? Preencha este cadastro que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato