A B3 ($B3SA3) divulgou nesta segunda-feira (16) a segunda prévia do Ibovespa para o quadrimestre que começará em 6 de janeiro de 2025. O índice manteve as mudanças anunciadas na primeira estimativa, confirmando a entrada das ações da Marcopolo ($POMO4) e a exclusão dos papéis da Alpargatas ($ALPA4) e da Eztec ($EZTC3).
Com essas alterações, o principal indicador do mercado acionário brasileiro contará com 85 ações de 82 empresas, uma redução em relação à carteira atual, que inclui 86 papéis de 83 companhias.
A terceira e última prévia do portfólio será divulgada pela B3 em 2 de janeiro, e o novo índice entrará em vigor entre 6 de janeiro e 2 de maio de 2025.
O que é a prévia do Ibovespa
A composição da carteira do Ibovespa B3 e dos demais índices de ações calculados pela bolsa do Brasil é revisada a cada quatro meses, em janeiro, maio e setembro, com a possibilidade de entrada e saída de empresas de acordo com a metodologia de cada índice.
Além da carteira oficial, a B3 divulga três prévias das carteiras, antes da divulgação da carteira definitiva, para que investidores e gestores de fundos, por exemplo, tenham previsibilidade quanto à necessidade de fazer ajustes no peso de cada papel em suas alocações:
- 1ª prévia: divulgada no primeiro pregão do último mês, no último dia 2;
- 2ª prévia: no pregão seguinte ao dia 15 do último mês de vigência da carteira, nesta segunda;
- 3ª prévia: no penúltimo pregão do último mês de vigência da carteira (2/1/2025); e
- Carteira definitiva (6/1/2025).
Você leu sobre prévia do Ibovespa. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!