Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
Governador quer Sabesp (SBSP3) privatizada em até dois anos

Governador quer Sabesp (SBSP3) privatizada em até dois anos

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), quer a Sabesp (SBSP3) privatizada em até dois anos. Ao menos foi isso o que ele disse em entrevista a partir de Davos, na Suíça, onde está participando do Fórum Econômico Mundial, que prossegue até o dia 20.

Trata-se da Companhia de Saneamento do Estado, um dos ativos que está sempre no radar dos investidores devido à capacidade de retorno que comporta. Ontem, a ação encerrou o pregão cotada em R$ 54,85 e o papel reporta alta de 54,90% no período de um ano.

A desestatização da companhia já era esperada por boa parte do mercado e havia uma avenida aberta para isso no governo anterior. Porém, com a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, alguns projetos ficaram em suspenso.

Entretanto, Freitas já esteve com o chefe do Executivo para debater a Sabesp. A postura positiva do governador pode indicar que os interesses dos Poderes, Federal e Estadual, tenham se encontrado em algum momento da conversa. Ainda assim, não há nada oficial.

Porém, Freitas quer que o estudo de viabilidade para privatização da empresa comece imediatamente.

Publicidade
Publicidade
Imagem mostra homem lavando as mãos.

Sabesp (SBSP3): modelo de privatização

O governador Freitas também pretende utilizar o mesmo modelo de privatização da Eletrobras (ELET3; ELET6). Porém, disse, de forma pulverizada, em detrimento do usado pelo governo do Rio de Janeiro para privatizar a Cedae.

Caso a privatização avance, elencou, o dinheiro gerado pela “futura” companhia deve ser reinvestido na própria empresa, principalmente na ampliação da cobertura.

Ele leva em consideração que os projetos em saneamento no Brasil são de altíssimo interesse, com muitos fundos dispostos a alocar dinheiro nesse tipo de empreendimento.

Criação de título financeiro

Freitas pretende, ainda, implementar a criação de um título financeiro, uma espécie de green bond emitido pelo Estado e cuja arrecadação seria usada na recuperação e proteção ambiental.

O retorno do governador é aguardado por boa parte dos interessados na Sabesp justamente por conta do desenrolar dos fatos. Os investidores querem saber o que é apenas ideia e o que é concreto, dentro das afirmações do político.

  • Quer saber mais sobre a Sabesp (SBSP3) e aprender a investir com assertividade? Clique aqui!