Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Ações
Petrobras (PETR3; PETR4): BTG (BPAC11) vê que saída de Paes de Andrade pode antecipar nova gestão

Petrobras (PETR3; PETR4): BTG (BPAC11) vê que saída de Paes de Andrade pode antecipar nova gestão

A saída de Caio Paes de Andrade da presidência da Petrobras (PETR3; PETR4) poderá abrir espaço, já no início do governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, para a transição na gestão da empresa. Nesta semana, Paes de Andrade havia anunciado sua saída da empresa para trabalhar no governo de São Paulo a […]

A saída de Caio Paes de Andrade da presidência da Petrobras (PETR3; PETR4) poderá abrir espaço, já no início do governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, para a transição na gestão da empresa.

Nesta semana, Paes de Andrade havia anunciado sua saída da empresa para trabalhar no governo de São Paulo a convite do governador eleito Tarcísio de Freitas. Segundo o BTG, a saída não é surpresa, pois apontava que ninguém esperava que ele permanecesse como CEO no governo Lula. Mas há algumas leituras sobre o anúncio.

A primeira é que Paes de Andrade pode deixar a empresa antes das expectativas iniciais. Seu mandato termina em abril e pode-se argumentar que não esperará até lá para ingressar no governo de Tarcísio.

Caso Paes de Andrade renuncie antes do final de seu mandato, o governo Lula poderá nomear novos membros do Conselho (incluindo a indicação de seu candidato a CEO para um cargo no Conselho), obter aprovação em assembleia de acionistas (esperada devido ao controle acionário do governo na Petrobras), e então deixar o novo Conselho eleger o CEO.

Petrobras (PETR3; PETR4): Paes de Andrade tem mandato até abril

De acordo com o BTG, com base em relatos recentes da mídia, a equipe de transição energética do novo governo espera uma saída antecipada de Paes de Andrade, pois isso abriria espaço para mudanças mais rápidas na gestão da Petrobras, incluindo uma abordagem diferente em relação à estratégia e alocação de capital da empresa. “Nossa percepção é que, seguindo o ritual ‘normal’, o governo Lula teria que esperar até abril”, avalia o banco.

Publicidade
Publicidade

Por outro lado, um investidor mais otimista poderia argumentar que o fato de Paes de Andrade planejar continuar colaborando durante a transição para a potencial nova equipe de gestão sugere que ele poderia esperar e que o novo governo não conseguirá acelerar a mudança do CEO.

“Ainda não está claro se Paes de Andrade pretende esperar todo o ritual de troca de CEO antes de realmente deixar a empresa, mas acreditamos que o primeiro cenário descrito acima seja mais provável”, aponta o banco.

Cautela em investimentos

Embora mudanças radicais na administração da Petrobras, alterações na estratégia de alocação de capital e na política de preços podem levar vários meses. Mudar tudo isso é fácil, na opinião do banco, e ainda recomenda cautela antes de tomar qualquer decisão sobre o investimento em Petrobras.

“Supondo que o pagamento de dividendos da empresa caia para o mínimo estabelecido pela legislação societária brasileira (25% do lucro), veríamos a ação negociando com um dividend yield de aproximadamente 10% em 2023, o que parece caro com base na baixa visibilidade que temos atualmente”, avaliou o BTG.

Quer saber mais sobre Petrobras (PETR3; PETR4) e investir melhor? Preencha este cadastro que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato