O impasse entre Petrobras (PETR3; PETR4) e Sete Brasil pode estar próximo de um final. O conselho de administração da petroleira se reúne nesta quinta-feira (21) para deliberar um possível pagamento de US$ 185 milhões por parte da petroleira o que colocaria um ponto final na questão.
A Sete Brasil foi criada há pouco mais de dez anos com o objetivo de construir sondas para campanhas exploratórias da Petrobras, principalmente no pré-sal. Com a chegada da Operação Lava Jato, a empresa acabou tendo sua produção interrompida por conta das investigações e reduziu o cronograma de entregar de 28 para quatro sondas. Por fim, em 2016, a companhia pediu recuperação judicial, segundo o jornal O Globo.
Para que o conselho de Petrobras aprove o repasse dos recursos, será necessário o apoio de três quartos do colegiado, formado por 11 membros. Essa questão já teria sido discutida em outros encontros, porém não houve consenso.
Petrobras (PETR3; PETR4) e Sete Brasil: entenda a relação
De acordo com a publicação, a Sete Brasil foi criada pela própria Petrobras (PETR3; PETR4) para construir sondas de exploração de petróleo e gás natural, sobretudo no pré-sal. Com a entrada em recuperação judicial da Sete Brasil, a estatal teve seus planos prejudicados, já que a companhia de sondas alegou dívidas de R$ 20 bilhões.
Na semana passada, o juiz Luiz Alberto de Carvalho, da 3ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, declarou que há uma possível falência da companhia no horizonte, uma vez que a recuperação não foi concluída até hoje.
Diante disso, da petroleira pode ser responsabilizada por uma eventual quebra da Sete Brasil. Isso porque a Lava Jato, na época, apurou que ex-diretores da estatal teria tido participação em fraudes que levaram a companhia à recuperação judicial.
Você leu informações sobre Petrobras (PETR3; PETR4) e Sete Brasil. Saiba qual é o Top 10 Maiores Pagadoras de Dividendos do país. Clique abaixo e saiba mais!